Joaquim de Lima Vieira, mais conhecido como mestre Vieira, foi o criador da ‘guitarrada paraense’, ritmo contagiante que não deixava ninguém parado nos bailes da cidade. Foi essa a inspiração de “Os dinâmicos”, desenho idealizado e produzido por Luciana Medeiros.
No desenho, um sexteto se reúne para ensaiar em uma casa construída na copa de uma Samaumeira, árvore gigante muito conhecida em Barcarena, cidade natal dos músicos, que serve como estúdio. Quando uma criança está em apuros, um alarme soa e um painel mostra o problema aos músicos que, pronunciando a palavra “DI-NA-MI-ZAR”, se transformam em super-heróis.
Todos os personagens foram criados com inspiração em músicos reais da banda. O grupo é composto pelo Guitarreiro (Mestre Vieira), Spectro (Idalgino), Ciclone (Lauro), Alado (Dejacir), Trakitana (Poça) e Aprendiz, único personagem totalmente fictício, e que ainda está aprendendo a ser super-herói.
Cada um tem um poder específico. O Guitarreiro tem a guitarra mágica, o Spectro fica invisível, já o Ciclone corre como o vento, o Alado tem asas, o Trakitana é o cara da tecnologia.
Com muito bom humor e diversão, os músicos não só animam as festas com seu ritmo contagiante, como também se aventuram no universo amazônico mostrando características, costumes e gírias da região, salvando as crianças de qualquer ser folclórico que venha “arredar” a paz.
Composta por 13 episódios, a série foi ao ar em novembro de 2018 e em fevereiro deste ano, a animação está sendo reexibida pela TV cultura do Pará. Para mais informações, visite o site da TV Brasil e o canal no Youtube da Luciana.