O Amazonas e a região norte nem sempre são corretamente retratados em diversas produções da sétima arte, sendo constantemente estereotipados, até mesmo em filmes nacionais. Visando, então, estimular a criatividade dos cineastas de todo Norte, será realizada a mostra competitiva de curtas-metragens “I Olhar do Norte – Festival de Cinema”
O evento será produzido pela Artrupe Produções e tem como meta dar visibilidade a trabalhos audiovisuais amazonenses, além de trazer para Manaus produções de outros estados brasileiros, principalmente da região norte.
Categorias e prêmios
Os curtas serão divididos nas categorias “Mostra competitiva de curtas-metragens Amazonas”, com produções realizadas no Amazonas ou por diretores locais; e “Mostra competitiva de curtas-metragens Região Norte”, com filmes rodados na região norte ou por diretores desta região.
É possível participar do Festival enviando um filme (ou até vários) com até 25 minutos duração, de algum tema diverso (drama, suspense, etc.), hospedá-lo no site Youtube ou Vimeo (não serão aceitos outros sites) e informar o link do vídeo no formulário de inscrição online do evento. Só serão aceitas inscrições até o dia 6 de dezembro; sendo elas totalmente gratuitas.
Premiações, data final e regras
Todos os filmes enviados passarão por uma seleção prévia, e no dia 8 de janeiro de 2018 será divulgada a lista dos curtas que estarão concorrendo as premiações (em uma das duas categorias).
Nos dias 25 a 29 de janeiro de 2018, curtas selecionados poderão concorrer em uma das noves categorias: melhor filme, melhor direção, 2 prêmios de melhor atuação, melhor roteiro, melhor direção de fotografia, melhor montagem, melhor direção de arte, melhor som, melhor filme (prêmio do público).
Para saber mais sobre o Festival, acesse o Facebook do evento, da Artrupe Produções ou ainda clique na imagem abaixo para conhecer detalhadamente as regras.