Não é incomum sabermos histórias de heróis e de deuses oriundos de outras culturas por conta da popularização de séries ou filmes, mas nem sempre as lendas dos povos primordiais do Brasil são difundidas (e conhecidas) como deveriam.
Para ajudar as pessoas a conhecerem um pouco mais da cultura ancestral, foi criado o cenário de RPG “Lamento de Tupã”, onde os jogadores poderão ter a oportunidade de jogar tanto com personagens humanos, quanto com criaturas mitológicas do folclore regional.
Na história do jogo, Tupã ficou farto dos crimes cometidos tanto pelas Nações (os indígenas) quanto pelos Caraíbas (homens brancos) e os Abáunas (homens negros) e desapareceu entre as estrelas. Com o desaparecimento do deus, os Yibiás (espíritos, entidades ou monstros), assumiram três tipos de posições em relação a humanidade: uma parte decidiu castigá-los; outra decidiu proteger e guiá-los em um caminho de sabedoria; a última parte resolveu não fazer nada.
É possível criar histórias e personagens inseridos em qualquer período da história do Brasil, sendo possível criar desde um humano padre até uma ygupiara (iara) cortesã. Todos os personagens têm um objetivo, sendo que os seres místicos ficam escondido entre os humanos até cumprir o M’bá (objetivo) deles.
O “Lamento de Tupã” é um cenário para o Sistema CENA, podendo ser adaptado para outros sistemas (como Storyteller). Você pode fazer o download do cenário clicando aqui.