Recentemente comecei a mestrar sessões de RPG para amigos, incluindo um grupo só com a galera do Mapingua Nerd. Mas a pandemia impediu que a gente continuasse a jogar presencialmente e, quando a vontade bateu, o jeito foi encontrar um jeito de jogar online.
O que eu vou apresentar nesse post não é um compilado de softwares e plataformas para RPG, nem “a melhor forma de jogar online”, mas sim a configuração que funcionou bem pra mim e pros meus amigos. Detalhe: tudo que usei é 100% gratuito.
A Mesa
Primeiro a gente precisa de um ‘lugar’ pra se reunir e bater papo. Lembrei que a gente já tinha feito uma vez um grupo no Discord, que íamos usar para gravar podcast (nunca rolou), e resolvi resgatar.
O Discord é um programa muito utilizado por PC Gamers para conversar por voz durante as partidas e que também funciona como chat fora delas. Dá pra usar no computador ou no celular, e você pode incrementar seu chat com programinhas externos, os chamados ‘bots’. O que nos leva a:
Os Dados
Como nem todo mundo tem dado em casa (rá) ou você talvez não confie na honestidade de alguns jogadores na hora de informar o resultado da rolagem, o jeito é encontrar um programinha pra rolar os dados onde todo mundo possa ver o resultado imediatamente.
Já que ia usar o Discord, fiz uma busca por ‘dice bots’ aqui neste site que lista bots para Discord. Entre dezenas de resultados acabei indo com a cara do Dice Maiden. A facilidade para instalar me surpreendeu: bastou clicar em ‘Invite”, escolher o servidor (grupo do Discord) no qual eu ia utilizá-lo, e pronto!
Ele funciona da seguinte maneira. Cada vez que um jogador precisar rolar um dado, basta escrever !roll junto do número e tipo de dado. Por exemplo, se ele precisa rolar 2 dados de 20 lados, ele vai digitar “!roll 2d20” (sem aspas), e aí o bot vai jogar o resultado no chat pra todos verem.
Dica: uma vez, por algum motivo, o bot ficou offline e parou de responder. Bastou procurar outro dice bot naquela site e instalar pra resolver o problema.
A Trilha Sonora
Jogar RPG sem trilha sonora é como assistir a um filme sem trilha sonora: você pode até achar que dá, mas o resultado é tosco e sem emoção. Presencialmente é fácil de resolver com um celular tocando uma playlist. Mas e online? Como fazer todo o grupo escutar a mesma música ao mesmo tempo? Deixar o celular tocando do lado do microfone? Claro que não, ia ficar horrível.
Usei mais um bot do Discord, o Hydra. Ele cria um chat de texto separado onde você pode jogar links para o Youtube ou Spotify, inclusive de playlists inteiras, que ele toca no canal de voz do jogo. Ele é um pouquinho mais complicado de configurar que o Dice Maiden, mas traz nele mesmo as instruções. Com um pouquinho de inglês ou a ajuda do Google tradutor você não deve passar perrengue. Dá pra configurar de uma forma que apenas o Mestre consiga adicionar músicas, por exemplo.
Mas e se, junto com a música, eu quiser tocar algum som ambiente, de vozerio de mercado, ou de chuva, por exemplo? Pensando nisso eu adicionei mais um bot, o FredBoat. Ele é mais limitado que o Hydra, mas para tocar o áudio de 10h de chuva e raios que eu queria para uma sessão que ia se passar inteira em uma tempestade, foi perfeito. Um defeito dele é que ele não permite regular o volume, mas basta que cada jogador clique com o botão direito sobre o nome FredBoat na lista de participantes do canal de voz e ajuste o volume dele até ficar confortável.
A Transmissão
A gente jogou algumas sessões muito satisfatórias com a configuração que eu detalhei acima. Mas, inevitavelmente, a gente começou a se perguntar se rolava transmitir as sessões no Twitch, Youtube ou Facebook.
Eu já tinha feito uma transmissão na nossa página do Facebook jogando Conarium no PC, utilizando o Streamlabs OBS, então resolvi tentar. O StreamLabs OBS é um programa que permite que você adicione várias fontes de captura, como webcam, janela de programas, captura de tela do monitor, microfone, áudio do sistema etc, para compor uma ‘cena’, ou seja, tudo que você quer que ele mostre na transmissão.
Essa tela com a arte do jogo e as janelinhas eu fiz no Photoshop, exportei como png (pra ficar transparente nos quadrinhos) e adicionei na cena por cima de tudo, posicionando embaixo dela, no quadrinho correspondente, a captura da janela do Discord, a minha webcam e a captura da tela do Hangout onde os meus amigos estavam. Só depois percebi que não precisava do Hangout, porque o próprio Discord também disponibiliza conversa em vídeo.
Enfim, depois é só escolher, pelo programa, onde quer transmitir. Escolhi nossa página no Facebook, e ficou assim:
Não vou entrar em detalhes sobre o funcionamento do Streamlabs OBS, mas o que você não conseguir fazer de forma intuitiva, consegue aprender nos milhares de tutoriais disponíveis no Youtube mostrando o passo a passo.
Com exceção do Photoshop, todos os programas que citei são GRATUITOS.
Espero que ter compartilhado minha experiência seja útil pra você de alguma forma, e desejo sorte nas sessões, na transmissão e nos dados!