Bom, quase todo mundo sabe que o RPG de mesa deu origem a outros jogos, como o RPG eletrônico, por exemplo, e sua temática inspirou romances incríveis como os de Dragonlance, escritos por Tracy Hickman. Entretanto, nem tudo se resume a RPG. Lembrando que elementos de Fantasia Medieval (elfos, anões e dragões) não transformam algo em RPG, visto que a temática pode não envolver isto, dependendo do cenário em questão. Uma coisa que sempre me deu nos nervos – creio que devido à minha inclinação ao game design – é o fato de muitas pessoas errarem o gênero do jogo quando vão falar sobre ele. Então, crianças, hoje eu vou explicar algumas coisas pra que vocês parem de rotular tudo como RPG, ok?

MOBA

Multiplayer Online Battle Arena. O gênero de MOBA foi inspirado em Aeon of Strife (AoS), um mapa modificado do jogo Starcraft inspirado no Future Cop: LAPD. Aeon of Strife serviu de inspiração para a criação do Defense of the Ancients, ou DotA como é conhecido, um mapa modificado do jogo Warcraft III, que se tornou extremamente popular na comunidade de Warcraft, sendo referência no quesito MOBA. Por Dota ter sido criado dentro de Warcraft III ele utilizava todos os gráficos do jogo, ou seja, personagens de fantasia medieval. O surgimento de outros MOBAs, como o famoso League of Legends, seguiu o que o público já estava acostumado. A questão é: apesar de a temática lembrar o RPG, não há foco em interpretação de personagens. O estilo do jogo é outro, o gênero do jogo é outro, então… não, não é RPG.

TCG

Trading Card Game. Os jogos de cartas que nossas mães ou avós costumavam queimar no quintal quando éramos crianças. Lembrou, né? Yu-gi-oh ou Magic e tantos outros jogos com uma temática própria que as vezes nos motivam a dizer uma ou outra frase feita para entrar no clima da partida, mas no fundo a gente só quer zerar os pontos de vida do amiguinho e vencer. Nada de interpretação de papéis… nada de RPG. Capiche?

RTS

Real Time Strategy, ou Estratégia em Tempo Real, é um gênero de jogo competitivo onde jogadores controlam uma civilização e combatem seus adversários. O jogo que definiu o estilo dos RTS modernos foi o Dune II, lançado em 1992, que introduziu os conceito básicos como conhecemos hoje: exploração de recursos, desenvolvimento e construção de uma base e controle direto sob as unidades.  As séries mais populares de RTS são Age of Empires, StarCraft e Warcraft.  Age of Empires se passa em diferentes áreas da história da humanidade, onde revivemos confrontos de grandes civilações;  Starcraft tem uma temática sci-fi e Warcraft se passa num mundo de fantasia com alguns elementos de RPG, o que posteriormente levou a criação do MMORPG tão famoso e amado, World of Warcraft, mas isto é assunto pra outro post…

Outros

Além disso, há diversos jogos de tabuleiro, como Eldrich Horror ou Warhammer, e party games, como One Night Werewolf, com temáticas bem comuns para os amantes da fantasia, mas com suas próprias propostas e estilos de jogo. É comum confundir os gêneros, mas é como dizem… conhecimento é poder. Então é interessante entender os diferentes gêneros dos jogos e aprender a diferenciá-los…  até mesmo pra sabermos escolher o que jogar. Enfim, apesar de não serem role playing games, são ótimos gêneros de jogos e os aprecio de igual modo.  Vale a pena jogar, só não vale chamar de RPG… seria pior que rolar o dado e tirar 1.