Westworld sem dúvidas foi uma série que aqueceu o coração dos nerds em 2016. A série futurística mostra os avanços da tecnologia na criação de robôs, quando é quase impossível distingui-los dos seres humanos. Ainda assim, todo mundo começa por algum lugar, e essa é a aposta da Manaós Tech que inaugurou no dia 3 de março, no HUB Tecnologia e inovação da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), uma escola de robótica e programação destinada a crianças e jovens de Manaus.
A escola oferece cursos regulares para turmas de Padawan (6 a 11 anos) e Jedi (12 a 16 anos), fazendo uma clara referência a nossa tão amada saga Star Wars. E assim, lembrando os nerds do jovem Anakin Skywalker criando o seu droid C3PO.
Para os Padawan, o curso se divide em seis níveis: o conteúdo conta com lógica de games, criação de aplicativos e empreendedorismo (nível 1); mecânica para robôs I, programação para robôs I, iniciação científica I e amostra tecnológica (nível 2); programação com Minecraft, Arduíno I, Youtuber e edição de vídeos (nível 3); mecânica para robôs II, programação para robôs II, torneio de robótica e amostra tecnológica (nível 4); criando startup, impressão 3D, mecânica para robôs III e programação para robôs III (nível 5); projeto científico e First Lego League (nível 6).
Os Jedi ganham um curso divido em episódios: aprenderão lógica com aplicativos, lógica com Arduíno e construção de robôs I (episódio 1); programando robôs I, iniciação científica e First Lego League (episódio 2); IoT, produção de games e empreendedorismo (episódio 3); construção de robôs II, OBR e First Lego League (episódio 4); criando startup, impressão 3D, programação de robôs avançada e Youtuber e edição de vídeos (episódio 5); projeto científico, OBR, First Lego League e trabalho de conclusão de curso (episódio 6).
“Queremos que as crianças passem a se expressar por meio da tecnologia, que possam criar e não só consumir tecnologia. As turmas são reduzidas para melhor qualidade das aulas, cada um com sua máquina (notebook). Um professor e um auxiliar acompanham e direcionam todo o aprendizado”, comenta Glauco Aguiar, co-fundador da escola.
Inscrições
As inscrições para os cursos da Manaós Tech for Kids estão abertas com turmas disponíveis na segunda (das 14h às 15h30 e das 16h às 17h30″; terças (das 8h às 9h30 e das 10h às 11h30), e aos sábados (das 10h às 11h30 e das 15h às 16h30) e podem ser feitas na HUB Tecnologia e inovação da UEA – Avenida Darcy Vargas, 1200. Para os primeiros alunos, a mensalidade custa R$ 199, já contando com o material didático incluso. Podem ser obtidas mais informações sobre as matrículas pelos números (92) 99418-4915/ 98167-9003/ 99199-6575.
As Diretrizes da Robótica
Nós aqui só esperamos que as três leis da robótica sejam obedecidas e que não tenhamos aí a criação da Skynet Manaus.
1ª lei: um robô não pode fazer mal a um ser humano e nem, por inacção, permitir que algum mal lhe aconteça.
2ª lei: um robô deve obedecer às ordens dos seres humanos, excepto quando estas contrariarem a primeira lei.
3ª lei: um robô deve proteger a sua integridade física, desde que com isto não contrarie as duas primeiras leis.
Westworld – S01E06 – The Adversary.