A cidade de Manaus está cheia de coisa boa e também cheia de gente talentosa. Os ilustradores locais em nada deixam a desejar com suas artes únicas que conseguem retratar desde o cotidiano até mesmo a cultura pop, local onde os nerds amam ficar.
Cael Fernando Saraiva é um ilustrador de mão cheia, o mesmo já passou aqui pela Terra do Mapinguari em uma postagem que mostrava alguns pôsteres de temporadas passadas de Game of Thrones que o mesmo criou. As obras do rapaz são tão encantadoras que mereceram ganhar um post só delas.
O começo de tudo
O ilustrador sempre gostou de desenhar, desde a infância já fazia os seus primeiros rabiscos, mas ao passar do tempo o hábito foi sendo deixado de lado. Quando ficou mais velho e entrou na faculdade, devido a alguns trabalhos, Cael teve de voltar a praticar e desde lá não parou mais. As suas ilustrações não se encaixam em algum rótulo, porém Cael foi criado a base de filmes da Disney e SNES e como atualmente o rapaz consume bastante cultura pop, a sua arte acaba mostrando um pouco disso.
Adoro ilustrar personagens de filmes, séries etc. Acho que o que mais me atrai em ilustrações dessa temática é o fato de você desenhar alguém de forma completamente diferente e ainda assim manter a essência do personagem, tornando-o facilmente reconhecível para qualquer um.
As mulheres e a arte de Cael
Após observar algumas artes de Cael, é notável que o rapaz faz ilustrações de muitas mulheres da cultura pop. “Então, tenho sim preferência em desenhar mulheres. Acho que há bem mais características legais a serem exploradas, além de que muitas vezes personagens femininas são mais marcantes e quase sempre minhas preferidas. Apesar disso, tento fugir de desenhar personagens hipersexualizadas sem necessidade”, revela.
Mercado de ilustração em Manaus e dica pra quem está começando
Hoje em dia Cael é estagiário em design, voltado para a área de UX/UI, e consegue ver que em Manaus está crescendo muito o número de vagas em “concept artist” para desenvolvimento de jogos digitais. “O mercado de games vem crescendo em Manaus, e os estúdios estão à procura de ilustradores que tenham facilidade em fazer vários estilos”, conta.
Cael diz que quem está começando não deve se preocupar em começar com traços perfeitos e nada do tipo, nenhum tipo de esboço deve ser ignorado.
Creio que o ideal seja sempre começar com um esboço, por mais tosco que ele pareça, e deixar o desenho fluir naturalmente. Algumas das minhas ilustrações favoritas começaram com sketches horríveis e sem objetivo nenhum de serem finalizadas.