Maramunhã (guerra em nheengatu) é uma adaptação livre do conto Batracomiomaquia, creditado ao escritor grego Homero, que, por sua vez, é uma sátira da Ilíada, que descreve a Guerra de Tróia substituindo gregos e troianos por ratos e sapos. O projeto em quadrinhos iniciou campanha no Catarse nesta quinta-feira (22/07) para financiar a impressão da edição e envio das recompensas.


O quadrinho traz a ação da Grécia para a Amazônia, substitui sapos por jabutis, ratos por quatipurus, o narrador, que era um corvo, por um Japiim e as divindades gregas por espíritos da religião dos indígenas Manaus. Maramunhã conta como uma desavença entre os pacíficos jabutis e quatipurus os levou a procurar as aldeias dos humanos para aprender como fazer a guerra. Um japiim que viu todo o desenrolar da história foi até os espíritos da floresta para que a paz fosse restaurada. As entidades intervêm, mas as consequências da batalha continuam até hoje.

O projeto conta com Evaldo Vasconcelos é o idealizador e roteirista e Alberto Fermin na direção de arte, Rayanne Cardoso como ilustradora, Malu Menezes com a arte-final, Izabelle Regina nas cores e a diagramação de Geovan Motter. O material é independente e ainda não tem parceria com nenhuma editora.


O objetivo do projeto é publicar uma revista em quadrinho infanto-juvenil com 40 páginas em papel couché 170gr e capa em papel cartão 300gr em tamanho A4 (21×29,7cm). São várias recompensas para quem decidir colaborar, que vão do PDF do quadrinho, a revista impressa e até a produção de originais e doação de exemplares para instituições de atendimento à criança.

Para apoiar o projeto e conhecer as recompensas que vão desde a HQ impressa até curso de roteiro e artes originais, você pode acessar esse link.


O que é o Catarse?


Este é um site que permite a artistas produzirem seu trabalho através de um financiamento colaborativo. No nosso caso, temos uma meta que cobre as despesas de produção, envio, entrega etc. de nossa revista. Caso o orçamento do projeto seja alcançado, a revista vai para a gráfica e você o recebe pelo correio ou nos eventos de lançamento que serão organizados em algumas cidades do Brasil.