Para aqueles com algum conhecimento do mundo dos animes, não é novidade que os filmes do estúdio Ghibli são referência de excelência. Eles têm uma sensibilidade imensa, personagens complexos e maravilhosos, visual refinado e temáticas importantes abordadas de maneira inteligente.
Fundado em 1985, o estúdio já lançou mais de 20 filmes de animação, contando em quase todas as suas obras com o talento incrível dos diretores Hayao Miyazaki e Isao Takahata, que são o corpo e alma de tudo que é criado lá. Tanta qualidade já rendeu ao estúdio um Oscar de melhor filme de animação, o único para um filme que não é de língua inglesa, e a posição como 10º melhor filme da história do cinema, pela Revista Empire.
São tantos filmes maravilhosos que eu realmente posso indicar todos, mas tem alguns que são mais importantes na minha opinião:
Hotaru no Haka (Túmulo dos Vagalumes)
Conta história de dois irmãos durante a Segunda Guerra Mundial. Fazer um filme de guerra é uma temática difícil, pesada e sofrida, mas o estúdio Ghibli conseguiu fazer isso com uma maestria impressionante. É tido como um dos melhores filmes de guerra já feito, e com razão.
Mononoke-hime (Princesa Mononoke)
Conta a história de San e Ashitaka num mundo onde as feras e os humanos vivem sob ameaças de maldições e batalhas uns contra os outros. O que mais gosto nesse filme é como ele constrói os personagens. San é uma das minhas protagonistas favoritas, é forte, destemida e determinada, mas sem deixar de ter falhas e ser realista.
Howl no Ugoku Shiro (O castelo animado)
Sophie é uma capeleira no lugar errado que atende a cliente errada, mas que faz tudo dar certo(?). Adoro este filme, a riqueza visual é maravilhosa. Howl é um mago muito bacana, e mostra que aqueles que têm a possibilidade de serem determinantes na vida de alguém, devem sê-lo. Além disso, deve assumir a responsabilidade pelas alianças que faz.
Omoide no Marnie (As Memórias de Marnie)
Baseado no livro “When Marnie was there”, este é o mais recente filme do estúdio Ghibli. É uma história de amizade e superação, fala sobre o quão valioso é ter pessoas que nos são importantes e, ao mesmo tempo, como as pessoas são frágeis.
Claro que você deve ter sentido falta de Viagem de Chihiro, Ponyo e afins, mas eu disse que tudo vale a pena ser assistido, né? 😀