Dia 18 de setembro de 2021, a partir das 11h, os fãs e interessados em um dos maiores personagens da cultura pop poderão ter acesso a uma série de entrevistas que celebrarão o Batman Day. O site e canal Histórias do Cinema, do crítico de cinema, produtor cultural, escritor e pesquisador do personagem, André Azenha, realizará em 18 de setembro o 1º Festival Virtual Batman Day, para refletir, debater e celebrar esse personagem tão amado no Brasil.
A programação já conta com diversos nomes importantes, entre pesquisadores, fãs, autores, professores, dublador, cineasta, etc. São alguns dos maiores especialistas no Cavaleiro das Trevas, no Brasil.
A maratona gratuita começará às 11h, de 18 de setembro, um sábado, no canal www.youtube.com/historiasdocinemaporandreazenha. Lembrando que um dia depois é aniversário de Adam West, o eterno Batman dos anos 1960.
Estão confirmados até agora: Claudio Roberto Basílio (blog Sobre Quadrinhos e Santos Comic Expo), Marcio Seixas (dublador, a “voz do Batman no Brasil”), Jorge Ventura (escritor, autor de livros sobre o herói), Rebeca Cambaúva (Professora Doutora, pesquisadora e especialista no personagem), Renato Araújo (fã-clube Batbase), Vasco Guimarães (colecionador, site Cine Freak), Elvis DelBagno (cineasta, diretora do fan film Um Conto de Batman: Na Psicose do Ventríloquo), Gelson Weschenfelder (Professor Doutor, pesquisador), Fábio da Luz (canal Caverna do Morcego), entre outros nomes importantes ligados ao Cavaleiro das Trevas no país. Abaixo está a lista dos temas das entrevistas e os currículos dos convidados confirmados.
Cada entrevista terá entre 40 minutos e 1h20 de duração. A ordem dos vídeos ainda será divulgada. “A ideia é celebrar o personagem, dar voz a quem dedica sua vida, sua obra e suas pesquisas a este herói de 82 anos de existência e que tem, no Brasil, um público interessado muito grande”, afirma o idealizador do festival, André Azenha, que também apresentará um vídeo com dicas de livros sobre o homem-morcego. “Nestes últimos anos a paixão de fã virou objeto de pesquisa acadêmica. São duas maneiras diferentes de lidar com o personagem. E com essa programação buscamos justamente apresentar essas diferentes visões sobre e relações com o Batman”, explica Azenha, que tem dois livros publicados sobre o tema, além de ter organizado exposições, sessões de cinema e debates relacionados ao Cavaleiro de Gotham.