Dada as circunstâncias, O Festival Amazonas de Ópera, bem como todos os eventos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, foram adiados. Série de espetáculos que se impõe como um dos maiores do país, o FAO chega a sua 23ª edição em 2020.

O ouvinte de ópera e também aqueles que desejam conhecer mais do gênero agora podem ouvir apresentações do Festival Amazonas de Ópera gravadas ao vivo. A produção do FAO inaugurou canais no SoundCloud e Youtube com duas obras para o público. O conteúdo também pode ser encontrado no Portal da Cultura, por meio da aba “Cultura Sem Sair de Casa”, e no site do FAO.

As óperas escolhidas para estrear os canais foram as versões de “Otello”, uma do compositor Giuseppe Verdi e outra de Gioacchino Rossini, apresentadas na 10ª edição do FAO. De acordo com a produtora executiva do festival, Flávia Furtado, o projeto para lançar o conteúdo já estava em planejamento, porém, com a suspensão dos eventos culturais e ensaios em precaução a Covid-19, surgiu a oportunidade de retomar o processo com o tempo necessário.

“Temos gravações de áudio do festival desde a nona edição, quando fizemos o ‘Anel do Nibelungo’, feitas pelo Igor Jouk, que é músico da Amazonas Filarmônica. Com o tempo, pudemos investir mais em equipamentos de gravação que possibilitaram mais qualidade. Sempre foi uma ideia divulgarmos esse conteúdo digital, porém, os maestros ainda não tinham tido o tempo necessário para avaliar estes arquivos, pois são muitos e requerem tempo para análise”, explica o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz.

Coloque seu fone de ouvido e prestigie boa música na voz dos artistas da nossa terra.