Wearables (ou tecnologias vestíveis) são os gadgets eletrônicos, como pulseiras e smartwatches (relógios inteligentes) que, de forma prática, fornecem informações úteis para o dia a dia do usuário, como mensagem recebidas, orientações de GPS e outros, através de conexão com o celular ou com a internet.

Segundo Paulo Melo, especialista da área de UX & Design do Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia (SIDIA), “hoje o principal mercado para esses produtos está na área da saúde, porém essa é uma tecnologia em total expansão e que pode ser aplicada, por exemplo, para conectar dispositivos aos veículos e fornecer informações como o local onde o carro foi estacionado e como o motorista pode chegar até ele. Do ponto de vista do usuário, essa é uma tecnologia que facilita a vida cotidiana, porque ele tem acesso, pelo smartwatch, até mesmo às informações sobre os seus batimentos cardíacos ou pode, ainda, enviar uma mensagem de voz, que vai ser transcrita no celular”.

O desenvolvimento de aplicativos para dispositivos wearable cresce a cada ano e, por isso, o SIDIA vai realizar neste sábado (4), a segunda edição do “UX Overdrive”, durante o qual serão discutidas as oportunidades do mercado, os desafios e as perspectivas de futuro para o desenvolvimento de dispositivos wearable.

A programação  inclui as palestras “Wearable e o estado da arte”, “Construindo novos hábitos”, “Wearables: estudo de caso”, “Interfaces amigáveis e funcionais”, “Ocean Cases” e “Wearables: Where does it fit?”.

O “UX Overdrive” é direcionado a profissionais que atuam na área de tecnologia e estudantes. As inscrições do evento podem ser feitas pelo site www.oceanbrasil.com, na aba Cursos. O evento acontece das 8h30 às 13h, no Centro de Treinamento Samsung Ocean, localizado na Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na avenida Darcy Vargas.


Sobre o SIDIA

O SIDIA – Samsung Instituto de Desenvolvimento de Informática para Amazônia é um centro de P&D localizado em Manaus, responsável por implementar soluções inovadoras para o mercado local e global por meio de atividades de pesquisa e desenvolvimento. Atua no desenvolvimento e qualidade de software embarcado para celulares, tablets, novas tecnologias vestíveis (wearables) e smart TVs, aplicativos para óculos de realidade virtual e criação de games de classe mundial.

Com informações de assessoria.