Entrar na lista final de indicados ao Oscar é um grande desafio, e não estar nela não é indicativo de que o filme não possui qualidade para tal. Reconhecendo a qualidade dessas obras, o Cine Vídeo Tarumã dessa semana exibe filmes selecionados pelo Líbano, Islândia e Noruega para representar seus respectivos países no prêmio da Academia.
Iniciando hoje, O Insulto de Ziad Doueiri, será exibido. O filme até entrou para a lista final do Oscar, mas perdeu a estatueta para o chileno “Uma Mulher Fantástica”. O filme libanês conta a história de Yasser, que é um cristão libanês, e todo dia ele rega suas plantas. Um dia, molha sem querer Yasser, que é um refugiado palestino, e este leva a atitude como um insulto, processando o cristão e deixando o caso parar na justiça, tomando dimensões nacionais.
Na quarta-feira é a vez de exibir A Sombra da Árvore. Esta comédia dramática de Hafsteinn Gunnar Sigurdsson conta a história de uma briga entre vizinhos que vai tomando proporções inimagináveis. A briga começa quando Baldwin e Inga decidem se queixar de seus vizinhos devido à sombra que árvore de seus vizinhos projeta no quintal deles.
Finalizando na sexta, será exibido Thelma, de Joachim Trier. Neste filme de terror psicológico, acompanhamos a história da personagem título que vem de uma família extremamente religiosa do interior. Ela decide fazer a faculdade e se muda para a capital. Lá ela passa a vivenciar estranhas experiências relacionado ao seu corpo.
As sessões do Cine e Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.