A melhor forma para se falar sobre povos indígenas no mês de abril é educando sobre essas políticas públicas e não fantasiando as crianças e nem ninguém de indígena como a gente vê por aí.” É dessa forma que a Mayra Sigwalt (autora dos livros ‘Aqui quem fala é da Terra’ e ‘O que encontramos nas Chamas’, além da curadoria e co-criação do clube do livro ‘Turista Literário’ e do canal ‘All About That Book’ e podcast ‘Wine About It’) define a importância do mês de abril para os povos indígenas.

Ativista, escritora e indígena, Mayra foi escolhida como apresentadora do sexto capítulo da série “A Importância do Quadrinho Nacional”, uma produção documental criada pela Eleven Dragons Company.

Com roteiro do também indígena Marcelo Borary (professor de Arte e Filosofia do Ensino Médio Modular Indígena), “Artes Raízes” aborda a profundidade dos traços originários do Brasil e sua produção no mundo das histórias em quadrinhos, um tema pouco discutido, mas fundamental tanto para um entendimento mais amplo em relação à nossa cultura quanto para uma busca de identidade mais específica na produção de quadrinhos no nosso país.

“Essa é uma preocupação nossa: como a gente pode dar voz a esses quadrinistas? Foi aí que nasceu o projeto ‘A Importância do Quadrinho Nacional’, que é uma sequência de documentários que têm como objetivo trazer a visão do quadrinista nacional dentro de um tópico específico. Todas essas ações trazem visibilidade para o artista nacional”, completa J.P. Sette, CEO e Founder da Eleven Dragons e da plataforma de quadrinhos digitais Social Comics. A arte do banner e identidade visual do documentário ficou com o artista e quadrinista Parintinense, Levi Gama.

O mês de abril é conhecido pelos povos indígenas como o mês da Invasão do Brasil. É um momento de muita luta para reclamar os direitos indígenas tanto pela terra quanto pelas próprias políticas de dentro do Brasil. Então nesse momento, em todo o mês de abril, acontece o ‘Acampamento Terra Livre’ onde mais de 200 povos e delegações ocupam Brasília para reivindicar essas questões. É um momento de lembrança, um momento de educação.

Lançado no dia 28 de abril, o documentário está completo no canal do YouTube da Social Comics. Além dele, os episódios passados também podem ser acessados por lá: “A Importância do Quadrinho Nacional”, “A Voz das Mulheres no Quadrinho Nacional”, “Preto Nanquim”, “Muito Além do Arco-Íris” e “Manchetes Ilustradas”.