A dublagem nacional é considerada por muitos como a melhor do mundo, graças ao trabalho de grandes atores que dão vida e voz a personagens inesquecíveis do cinema e da tv. A estudante Catharine Senna, de 24 anos, decidiu que seu TCC em Jornalismo seria sobre eles.

Ela produziu um vídeo-documentário sobre a dublagem brasileira, viajando ao Rio de Janeiro para entrevistar dubladores como Sérgio Stern, Márcio Simões, Eduardo Borgerth e Miriam Ficher,  nomes que você pode até não conhecer, mas cujas vozes você reconheceria imediatamente.

O trabalho, que foi apresentado e aprovado no final do ano, tem 30 minutos e ganhou o título “A Voz Brasileira no Cinema”. Nele, Catharine conta a história da dublagem no país e curiosidades sobre esse meio. É possível assistir completo no Youtube:

A escolha do tema surgiu quando Catharine cursava o sexto período do curso de Jornalismo da Uninorte, e buscava um assunto com o qual tivesse afinidade. Fã de dublagem, ela apresentou a ideia para sua orientadora, que achou a ideia ousada.

“Eu teria que ir até os dubladores para gravar as entrevistas. Poderia gravar ou em São Paulo ou no Rio de Janeiro, e acabei escolhendo o Rio pela facilidade de hospedagem.”, conta a estudante, que ficou na casa de parentes no Rio.

Durante sua jornada, a jovem enfrentou algumas dificuldades, como a falta de disponibilidade de alguns dubladores, problemas com a captação de áudio e até o impedimento de gravar as entrevistas em um estúdio de dublagem, mas nada disso a impediu de continuar com seu TCC. “Entrevistar os dubladores, foi algo inesquecível e emocionante, mas claro que durante às entrevistas, eu separei o lado fã e incorporei o lado pesquisadora.”.

Como o documentário realizado por Catharine só poderia ter 30 minutos de duração, muito material acabou não entrando na edição final. Mas a jovem publicou todas as entrevistas na íntegra em seu canal no youtube .