Aproveitando a proximidade com o dia 1° de abril, o Cine Vídeo Tarumã exibirá filmes que abordam o período das ditaduras militares na América Latina.

Resultado de imagem para setenta filme

Iniciando na segunda-feira, dia 26, o longa Hoje será exibido. Dirigido por Tatá Amaral, o filme conta com Denise Fraga no elenco e Jean-Claude Bernardet como um de seus roteiristas. A história de Hoje envolve Vera (Denise Fraga), uma ex-militante que enfim é reconhecida como viúva e recebe uma indenização do governo. Com o dinheiro compra um apartamento novo, mas na mudança recebe uma visita inesperada. O filme recebeu oito prêmios no Festival de Brasília (11), incluindo Melhor Filme, Direção e Atriz.

Já na terça-feira, 27, é a vez de exibir Kóblic. Com Ricardo Darín no elenco e a direção de Sébastien Borensztein, o filme conta a história do capitão da Força Aérea Argentina Tomás Kóblic. Ele é responsável por pilotar um avião que lança ao mar, ainda vivos, pessoas contrárias ao regime militar. Atormentado por isso, ele resolve se refugiar nos pampas em busca de paz. Porém ainda é caçado pelos militares e tem que se esforçar para não ser descoberto.

Finalizando a semana na quarta-feira, 28, será exibido Setenta. Dirigido por Sandra Moreyra, o filme analisa o episódio em que 70 presos políticos foram enviados ao Chile como moeda de troca pelo embaixador da Suiça, Giovanni Enrico Bucher. 40 anos depois, a diretora entrevistas parte dos ex-presos para relembrar o período e as marcas deixadas pelo mesmo.


As sessões do Cine e Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.