Ontem foi dia dos finados aqui no Brasil e, para nós, costuma ser um dia triste, chuvoso e cheio de melancolia. Exatamente o contrário acontece na cultura mexicana, que celebra o “Dia de Los Muertos” com muita festa, música e maquiagens lembrando caveiras – um dos, se não o, maiores símbolos da celebração. A caveira na verdade refere-se a “La Calavera Catrina” (traduzindo livremente como “A Caveira Elegante”), que de acordo com a história, é uma sátira das mulheres mexicanas que tinham vergonha de sua etnia e tentavam imitar as francesas. Outro símbolo são as “Sugar Skulls“, caveiras felizes representadas em oferendas, que também honram os que já foram. Há muito mais por trás da Catrina e sua crescente fama é cada vez mais perceptível nas festas de Halloween mundo a fora, principalmente no Brasil.
Então, com a intenção de explicar melhor o que significa a tradição, alunos da Film School Shorts produziram este lindo curta em 2013. Confira!
No curta podemos ver um dos esqueletos dançantes mostrando outro elemento típico da celebração, a tradicional flor mexicana chamada marigold, usada para honrar os mortos; e também as comidas e bebidas – favoritas dos honrados – que sempre estão presentes nas mesas da festa.