A Rizoma Audiovisual está expandindo suas ações na área educacional, lançando um programa de formação voltado à qualificação de recursos humanos para o desenvolvimento de projetos de documentário, intitulado LabDOC – Laboratório Avançado de Documentários para Cinema e TV.
Trata-se de um curso avançado de teoria e prática do documentário, em modelo de laboratório de desenvolvimento, cujos objetos finais serão projetos de documentários para TV ou Cinema, apresentados em forma de Pitching (apresentação oral para uma comissão de avaliadores) para uma banca composta pelos professores e tutores do curso.
A proposta aprofunda iniciativas que a Rizoma Audiovisual e seus sócios já desenvolveram em outras oportunidades. Anteriormente, em diferentes ocasiões e para diferentes tipos de públicos, promovemos cursos de introdução ao documentário e cursos de formatação de projetos para documentário. No LabDoc chegamos ao formato de um curso mais desenvolvido em termos de carga-horária e conteúdo, com um panorama histórico do documentário, conceitos teóricos e práticos, informações relativas à cadeia produtiva do audiovisual no Brasil, dados sobre o mercado de documentários na TV e no Cinema, mentoria em relação ao desenvolvimento das propostas, estratégias de produção e divulgação. Além disso, oferecemos no decorrer do curso acesso a um amplo acervo de referências fílmicas e textuais para compor o repertório dos participantes, de modo a permitir que estes estejam capacitados para desenvolver outros projetos independentes de realização de documentários para as diferentes janelas existentes hoje no mercado audiovisual brasileiro, local e nacional. Em função do modelo de laboratório, os projetos serão acompanhados pelos professores do curso no processo de elaboração no modo de tutoria.
O LabDoc tem coordenação pedagógica de Gustavo Soranz, que também é um dos professores e tutores, ao lado de Erlan Souza e Bruno Villela. Todos possuem experiência acadêmica em cursos superiores de cinema e são documentaristas com experiências em longa-metragem, curtas e séries para TV. Atualmente são roteiristas integrantes do Núcleo Criativo Rizoma Audiovisual (financiado pelo edital Prodav 03/2017), único Núcleo Criativo financiado pelo Fundo Setorial do Audiovisual no Amazonas. O Laboratório que ora apresentamos é um modo de estender os aprendizados decorrentes do trabalho do Núcleo a um número maior de pessoas, contribuindo para a formação de recursos humanos qualificados para fortalecer a cultura do documentário no estado e a profissionalização da cadeia produtiva do audiovisual no Amazonas.
Serão oferecidas 30 vagas no Laboratório Avançado de Documentários para Cinema e TV – LabDOC, em formato de curso intensivo, que irá capacitar os participantes a compreender as necessidades técnicas e conceituais de um projeto de documentário para Cinema ou TV. Os candidatos inscritos serão selecionados a partir do perfil apresentado na inscrição e da apresentação de uma ideia inicial para um documentário. Cada professor ministrará um módulo (3 no total) e acompanhará o desenvolvimento de 10 projetos oriundos do curso, que serão apresentados ao final em forma de pitching.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no endereço: www.rizomaaudiovisual.com.br/labdoc
CONTEÚDO
- História do Documentário: Bruno Villela
- Perspectivas estéticas do documentário contemporâneo: Bruno Villela
- Estratégias Narrativas em Documentários: Erlan Souza
- Narrativa Visual e Fotografia: Erlan Souza
- Documentário brasileiro: Gustavo Soranz
- Modos e funções do documentário: Gustavo Soranz
Professores e tutores
Gustavo Soranz – Sócio da Rizoma Audiovisual. Roteirista, produtor, diretor e montador de documentários. Membro do júri de festivais de cinema. Avaliador da Secretaria do Audiovisual do Minc (2013 a 2017) e parecerista da Ancine para projetos submetidos ao FSA. Professor universitário. Entre outros trabalhos, dirigiu o documentário ”A AMAZÔNIA SEGUNDO EVANGELISTA” (2012). Criou e dirigiu a série documental “AMAZÔNIA POSTAL” (2017), exibida nacionalmente pela TV Brasil e pela TV Futura.
Erlan Souza – Sócio da Rizoma Audiovisual. Roteirista, produtor, diretor e diretor de fotografia de documentários. Professor Universitário. Dirigiu o longa-metragem “REMIÇÕES DO RIO NEGRO” (2011), exibido na Mostra Aurora, do Festival de Cinema de Tiradentes e no II Mostra Ecofalante. Dirigiu a série documental “AMAZÔNIA POSTAL” (2017), exibida nacionalmente pela TV Brasil e pela TV Futura.
Bruno Villela – Sócio da Cambará Filmes. Roteirista, produtor, diretor e montador de documentários. Professor Universitário. Roteirizou e dirigiu a série de TV “NOVA AMAZÔNIA”, exbibida pela TV Cultura do Amazonas e nacionalmente pela TV Escola. Criou e dirigiu a série documental “ÍNDIO PRESENTE” (2017), exibida nacionalmente pela TV Brasil e pela TV Futura.
REALIZAÇÃO
Rizoma Audiovisual – Produtora focada em conteúdo independente para cinema, TV e internet. Seus trabalhos abordam temas relacionados à Amazônia, especialmente aqueles dedicados à sua sociodiversidade e às relações entre natureza e cultura na região. Desenvolve projetos interessados na interface entre o cinema e a antropologia e possui experiência em filmagens em campo em diferentes áreas da Amazônia e com populações indígenas. Seus trabalhos mais recentes são a série de TV Amazônia Postal, financiada pelo Fundo Setorial do Audiovisual (FSA) por meio da chamada Prodav 08-TVs Públicas (2017), exibida nacionalmente pela TV Cultura de SP, e o documentário Gentil, financiado pela prefeitura de Manaus, por meio do Prêmio Manaus de Audiovisual (2018). Atualmente a produtora abriga o Núcleo Criativo Rizoma Audiovisual, onde estão sendo desenvolvidos projetos de longas-metragens e séries documentais.
APOIO
A realização do Laboratório Avançado de Documentários para Cinema e TV – LabDOC tem o apoio do Ministério do Turismo, da Secretaria Especial de Cultura e da Prefeitura de Manaus, por meio do edital Conexões Culturais – Lei Aldir Blanc.
Foto: Cinetics on VisualHunt.com / CC BY