O gênero Cyberpunk sempre fez muito sucesso, seja através de filmes como Ghost in the Shell, Blade Runner e Akira, ou com jogos como Deus Ex, Katana Zero, e o próprio Cyberpunk 2077. A mistura de alta tecnologia com baixa qualidade de vida, sempre foi um prato cheio para a imaginação. Ambientes sujos que misturam concreto, aço e neon, aliados a modificação invasiva do corpo humano, e a marginalização da sociedade, são algumas das características chave desse gênero.
Inspiração pela mistura de tecnologia com a degradação humana, o ilustrador paraense Keoma Calandrini, transformou locais de Belém em ambientes Cyberpunk. Pontos famosos da cidade como o Mercado de São Brás, a Basílica Nossa Senhora de Nazaré e o Bosque Rodrigo Alves foram recriados, respeitando a identidade original da cidade, e também, a referências asiáticas e norte-americanas do estilo. Abaixo, você confere algumas das ilustrações feitas por ele.
Mercado de São Brás
Castanheira
Portico de Belém
Memorial Magalhães Barata
Basília Nossa Senhora de Nazaré
Bosque Rodrigo Alves
Praça do Relógio
Mercado Municipal de Carne Francisco Bolonha
Bar do Parque
Keoma é formado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará, e além do cyberpunk, também recria Belém com elementos de fantasia e mitologia brasileira, e ao “natural” da cidade.