Anunciada este ano, a CCXP Awards é uma premiação criada pelo mesmo grupo que organiza a Comic Con Experience e que pretende premiar conteúdos e profissionais das principais categorias da cultura pop no país: FILMES, SÉRIES, QUADRINHOS, LIVROS, GAMES e CREATORS, além de algumas homenagens especiais. Dois amazonenses fazem parte do comitê de especialistas, composto por cerca de 500 pessoas de todo o país, que irá votar nas categorias.
Sâmela Hidalgo e Evaldo Vasconcelos anunciaram em suas redes sociais que foram convidados para fazer parte do comitê, liderado pelos presidentes da categoria, a dupla Pedro Ferreira e Mariana Viana, criadores do perfil sobre quadrinhos Fora do Plástico.
Sâmela é Editora de HQs na Eleven Dragons, curadora na Social Comics e também idealizadora do Norte em Quadrinhos e acredita que a presença de nortistas num prêmio como esse é muito importante.
“É a oportunidade de ter pessoas com uma visão diferente das histórias em quadrinhos nacionais, com uma bagagem cultural nova e um respiro na percepção da narrativa dos quadrinhos de todas as partes do Brasil. E também de ter esse olhar mais descentralizado que incentiva o mercado a olhar para os outros polos de produção de quadrinhos, além do sudeste”, disse ela para a redação do Mapingua Nerd.
Evaldo Vasconcelos é produtor cultural e organizador da Semana do Quadrinho Nacional Manaus, que já teve quatro edições. Ele explica um pouco mais sobre a mecânica do prêmio e qual a importância da diversidade de olhares num cenário como esse.
“No caso do CCXP Awards o comitê é responsável pela indicação de títulos que vão concorrer a premiação, então é natural que essas pessoas indiquem obras de autores que elas conhecem. O comitê não tem a obrigação de ler todas as obras inscritas porque é um atividade voluntária, como a dos membros da Academia no Oscar. Então, a participação de pessoas de todas as regiões do pais é importante para que as obras dessas regiões cheguem na próximas etapas onde os membros da banca julgadora irão ler quadrinhos indicados e fazer uma lista das obras que vão para a votação final, concorrendo ao prêmio principal.”
Evaldo também comenta sobre o avanço da produção local e como prêmios desse porte já são uma realidade para os quadrinhos feitos por nortistas.
“Quando começamos a participar dos eventos nacionais em 2018 a produção local estava quase parada. De lá para cá, com apoio principalmente de editais culturais da prefeitura e do estado, vários artistas começaram a produzir e esse material foi se destacando no cenário nacional. Hoje, o Amazonas ainda tem uma produção pequena, comparando com outros estados, mas são trabalhos que se destacam pela qualidade e ganham cada vez mais espaço e reconhecimento dentro do cenário nacional.”
A votação do comitê de especialistas ocorrerá de 07/06 a 13/06 e, logo em seguida, ocorre a fase de voto popular e júri técnico. A cerimônia de premiação acontece no dia 15/07. Mais informações sobre a CCXP Awards podem ser conferidas AQUI.