O Amazonas está especialmente voltado para a sétima arte este mês. Que o diga os cineastas barés que têm mais um evento para apresentar seus trabalhos. Trata-se da I Mostra de Cinema Amazonense, que está com inscrições abertas até o dia 15 deste mês.
E tem mais coisa legal: curtas, médias e longas-metragens realizados a partir de 1º de janeiro de 2013 e que tenham cópia de exibição em formato .MOV H264 podem se inscrever (ou melhor, seus realizadores). A lista com os filmes selecionados será disponibilizada no dia 9 de novembro, no site da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Mas pode deixar que a gente também divulgará por aqui. Para concorrer, os realizadores locais devem se candidatar por aqui.
Um dos objetivos da Mostra (não competitiva, diga-se) é ser uma verdadeira difusão dos filmes produzidos pelos criadores audiovisuais amazonenses. Outro ponto que deve ser destacado (não subjetivo, eu diria) é posicionar a classe acerca da não-realização do Amazonas Film Festival pelo segundo ano consecutivo. Depois de assistirmos aos filmes, debates serão promovidos com os realizadores.
O evento, promovido pelo Fórum do Audiovisual, acontece entre os dias 26 e 29 de novembro, em Manaus, e já tem confirmados como curadores o Caio Pimenta e Ivanildo Pereira (CineSet), além do coordenador do curso de Produção Audiovisual da UEA, Abrahim Baze Jr.