Em continuação a Semana da Consciência Negra, o Cine & Vídeo Tarumã exibe hoje e sexta-feira filmes que retratam a opressão, preconceito e desigualdade sofrida por negros e negras mundo a fora.
Hoje (18) será exibido Teza, escrito e dirigido pelo etíope Haile Gerima. Conta a história de Anberber que após estudar medicina por anos na Alemanha, volta para a Etiópia. O país, no entanto, está sob o repressivo regime marxista de Mengistu Haile Mariam, e os cientistas são usados para os fins políticos do partido. Deslocado e impotente, Anberber precisa decidir se resiste ou se simplesmente tenta refazer sua vida.
E encerrando na sexta-feira (20) temos Quanto vale ou é por quilo?. Produção nacional dirigida por Sergio Bianchi, traz uma analogia entre o antigo comércio de escravos e a atual exploração da miséria pelo marketing social, que formam uma solidariedade de fachada. O filme critica ONGs e suas captações de recursos junto ao governo e empresas privadas.
As sessões acontecem gratuitamente, sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no Setor Norte da UFAM.