Nesta semana, o Cine Vídeo Tarumã celebra o cinema nacional. Filmes que fizeram sucesso em 2017 serão exibidos gratuitamente.
Na segunda-feira, dia 2, o filme escolhido é Bingo. Inspirado na vida do ator e apresentador Arlindo Barreto, o filme estrelado por Vladimir Brichta narra as desventuras de Augusto, um artista que sonha em encontrar seu lugar sob os holofotes e que se depara com sua grande chance ao se tornar Bingo, um palhaço apresentador de um programa infantil que é sucesso absoluto no Brasil.
Na quarta-feira é a vez de Pendular, da diretora Júlia Murat. A obra retrata a relação entre um casal de artistas contemporâneos que observa a arte, a performance e sua intimidade se misturarem. A partir de sequentes contradições, eles vão aos poucos perdendo sua capacidade de distinguir o que faz parte dos seus projetos artísticos e o que nada mais é que a relação amorosa, criando até mesmo um conflito com seu passado.
Encerrando a semana, Corpo Elétrico é exibido na sexta-feira. O longa conta a história de Elias, um assistente numa confecção de roupas no centro de São Paulo. Ele mantém pouco contato com a família na Paraíba e passa seus dias entre os tecidos do trabalho e encontros com homens. O fim do ano traz reflexões sobre possibilidades de futuro, reconexões com o passado e muitas horas extras, que acabam por aproximá-lo dos colegas da fábrica e consequentemente inseri-lo em novos círculos de amizade e cenários.
As sessões do Cine e Vídeo Tarumã são gratuitas, com início às 12:30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (ex-ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário da UFAM.