A história de George Lucas conquistou fãs ao redor do mundo e atravessou várias gerações. Além de emocionar sua legião de fãs, a história também ajudou a inspirar algumas tecnologias utilizadas pela NASA (além de algumas coisas do universo que inspiraram a história e outras totalmente ocasionais). Seja bem vindo ao mundo de Star Wars da realidade, onde a vida imita a arte e vice versa!

Em 2015, o astronauta recordista da NASA, Scott Kelly, que passou um ano no espaço, notou a semelhança da Estação Espacial Internacional (ISS) com um TIE ao ver uma gravação feita em 2007 com o ônibus espacial Atlantis.

Parece até uma pequena batalha entre Atlantis e um TIE! (Créditos: NASA)

A NASA realmente tem um TIE ou Twin Ion Engines (motores iônicos gêmeos) em suas naves espaciais, como na sonda Dawn, que está atualmente orbitando o planeta anão Ceres. No futuro, estes motores irão guiar astronautas para locais mais distantes como Marte em um menor espaço de tempo.

Motores iônicos ou TIE nas naves da NASA (Créditos: NASA/JPL)

Inspirado nos robôs C3-PO e R2-D2, a NASA tem o seu próprio droidRononaut2 (ou R2) lançado para a ISS em 2011. Ele trabalha junto dos humanos, como uma ajuda secundária aos astronautas, e pode fazer algumas missões perigosas demais para humanos em locais distantes da Terra.

O R2 lembra muito o C3-PO <3 (Créditos: NASA/ISS)

Não, você não está olhando para os droids flutuantes com que Luke Skywalker treinou a bordo da Millenium Falcon em 1977. Este é o projeto Sphere, que nasceu no Massachussets Institute of Technology (MIT) em 1999. David Miller, professor do MIT, laçou o desafio para os seus alunos logo no primeiro dia de aula do semestre. O resultado foram esferas flutuantes que servem como pequenos satélites espaciais para testar programas de computador utilizados na ISS além de ajudar a testar a acoplagem e manobra da estação.

Spheres: inspiração veio de treinamento do Luke Skywalker (Créditos: NASA/ISS)

Scott Kelly treina como um Jedi? Nããããããão (Créditos: NASA/ISS)

Isto é a Estrela da Morte? Não, é apenas Mimas, lua de Saturno que se parece bastante com a arma do Império.

Será que em Saturno tem um Império? Lol (Créditos: NASA)

Mimas e sua cratera Herschel fazendo cosplay de Estrela da Morte (Créditos: NASA)

Este sabre de luz cósmico foi fotografado pelo telescópio Hubble no complexo de nuvem molecular Orion B, que está localizado a 1350 anos luz de distância de nós.

Pra deixar qualquer Jedi babando (Créditos: NASA/HUBBLE)

O universo também tem um Tatooine. O planeta Kepler-16b orbita dois sóis. Descoberto em 2011, o planeta faz parte do vasto catálogo de exoplanetas da NASA, que já chega perto dos 3 mil mundos descobertos em menos de 10 anos.

Tatooine da vida real (Créditos: NASA/JPL)

A vida imitando o mito (Créditos: NASA)

O rover Curiosity está explorando Marte com o mesmo senso de humor e amabilidade do robô R2-D2. Os cientistas que trabalharam na sua idealização e construção pensaram em cada detalhe a fim de casar com a biografia do leal robô de Star Wars.

Curiosity rouba todas as cenas em Marte assim como o R2-D2 (Créditos: NASA)

Falando em R2-D2, olha ele dando um pulinho na NASA

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=l5y2F_97FOk” mode=”normal”/]

 

Veja um video sobre o tema no meu canal:

[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=tKMMyRp7stc&t=7s” mode=”normal”/]