Literatura, RPG, cinema e toda a cultura pop… é realmente difícil encontrar um setor em que a marca de H.P. Lovecraft não seja percebida. Autor de fantasia e praticamente um dos precursores da ficção científica moderna, o criador dos Mitos de Cthulhu é ainda a potência inspiradora por trás da HQ Rio Negro, do artista Ikarow, que produz o segundo volume de seu projeto, intitulado Lendas da Primeira Tribo, por meio de uma campanha de financiamento coletivo.

Rio Negro é um trabalho que mistura a mitologia lovecraftiana com o folclore brasileiro, e narra a descoberta de um espécime de peixe único na Amazônia que pode estar ligado ao culto ancião de um deus anfíbio relacionado aos sonhos e pesadelos. Determinados a descobrir a verdade sinistra que se esconde no coração da floresta, o pesquisador Helton Zuanon e a fotógrafa ambiental Margot Walker desafiam um perigo semelhante àquele que tornou Lovecraft uma lenda do horror cósmico.

A HQ começou a ser publicada nas redes sociais e já foi destaque aqui no Mapingua Nerd, mas agora Ikarow quer levar sua websérie para um formato mais clássico: a versão impressa, e para isso precisa da sua colaboração a fim de que essa abominável combinação entre folclore e terrores ancestrais ganhe vida.

A Campanha

O Catarse.me é um formato de financiamento coletivo bastante popular entre artistas independentes, mas cabe ao público dar força ao trabalho dessa galera. Além disso, dependendo da quantia da contribuição, o apoiador recebe recompensas exclusivas e materiais extras das mãos do próprio artista, e a campanha de Ikarow não é exceção.

No vídeo a seguir, vemos o trailer da história em quadrinhos e o próprio Ikarow explicando o motivo de seu trabalho merecer o apoio do público, além de falar sobre as recompensas que acompanham as contribuições:

Ikarow irá expor o material na Feira Internacional de Quadrinhos em Belo Horizonte, ao lado do quadrinhista manauara Luiz Andrade com sua HQ Trovão, ambos servindo de exemplo sobre a qualidade do material que é produzido aqui no Brasil.

Você pode conhecer mais e contribuir com Rio Negro Vol 2 – Lendas da Primeira Tribo apenas clicando aqui, e acompanhar a história na página oficial do projeto.

Eae, vamos dar um gás na arte nacional?