A cada linha esculpida se torna mais nítida a nova criação do chef Mauricio Matos, um chef de cozinha cujos talentos e habilidades lhe possibilitaram fazer incríveis esculturas com produtos simples, que são facilmente encontrados em qualquer geladeira, como abóboras que se tornam cisnes, maçãs virando pássaros e até melancias se tornando o Goku. Bem-vindos ao ramo mais criativo da cozinha, o mundo dos chefs “garde manger”.
Um pouco de história
A história da profissão dos chefs “garde manger” data da França pré-revolucionária, quando a função era “bem” menos artística: supervisionar a preservação dos alimentos armazenados (símbolo de poder) nos porões dos nobres e gerenciar a utilização dos mesmos. Atualmente, esse é o profissional que cuida dos pratos frios, como canapés, saladas e, principalmente, domina a arte da decoração, sabendo fazer esculturas com vários tipos de materiais.
A história do chef Mauricio Matos no mundo dos chefs “garde manger” não data da França pré-revolucionária, mas sim de quando ele ainda era aprendiz na arte da gastronomia, em 2007, e fazia os seus primeiros cursos na área. “No curso de cozinheiro pelo Senac/BA, o instrutor fez uma rosa na melancia, algo que me surpreendeu muito. No outro dia eu já estava tentando fazer também”, contou.
foto: Atualmente, o chef já executa essa tarefa sem dificuldade
O chef acabou se especializando na área, porém com a concorrência do mercado, ele também se dedicou a outras áreas. “Esse é um mercado muito seletivo, que exige que você tenha diversos conhecimentos de gastronomia”, disse. “Ainda não consegui concluir a minha graduação em Gastronomia devido às constantes viagens, mas atualmente estou em uma universidade em Manaus, faltando apenas um período para formar, então creio consiga terminar”, revelou.
Carving
Na técnica de esculpir (carving), os materiais utilizados durante o processo variam por trabalho solicitado. “Os transfers são utilizados, principalmente, quando irei esculpir rostos de pessoas, de forma que deixo visível apenas as marcações mais fortes do rosto, aplico em cima da fruta e vou contornando, retiro o transfer e começo a esculpir retirando a parte que não será necessária”, contou. “Entalhes que existem na natureza, como flores, apenas observo os detalhes e reproduzo”, completou.
foto: um dos rosto já esculpidos pelo chef é da jogadora de futebol Marta
E para esculpir, apesar de poder utilizar qualquer tipo de frutas e legumes, o chef tem como marca (e até preferência), trabalhar em melancias. “Por ter 3 cores predominantes é fácil brincar e usar os detalhes”, explicou.
As obras de artes desse chef podem durar até cinco dias se forem refrigeradas e envoltas com papel toalha e filme ou apenas de um a três dias em temperatura ambiente, se mantidas 4h no externo e depois refrigeradas.
fotos: Algumas das ferramentas utilizadas na profissão de chef garde manger
Aventuras em Série
Foi com essa mesma técnica de esculpir em melancias que o chef teve um dos melhores momentos da sua carreira na Copa, quando ao esculpir o rosto do jogador Cristiano Ronaldo, o próprio compartilhou em sua rede social. “A postagem teve mais de dois milhões e meio de curtidas, além de 56 mil compartilhamentos”, contou “Nunca nenhuma arte minha foi tão vista”, completou o chefe.
foto: o jogador português inclusive conheceu a obra ao vivo
Com tanta visualização, o hotel onde o chef trabalhava custeou a passagem, inscrição e alimentação para o 6º Campeonato Nacional em Esculturas em Melancia que aconteceu em São Paulo. “Eu já conhecia o campeonato, mas nunca tinha tido uma oportunidade de ter ido como aquela. Foi muito bom, consegui trazer a medalha de prata para casa”, contou.
fotos: esculturas premiadas no campeonato
Personagens já criados
Entre os personagens criados pelo chef, além de diversas obras de animais, flores e outros com temas regionais, também estão alguns bem conhecidos pelo meio geek, como o Papa-Léguas, o Pica-Pau, o Nemo, a máscara do V de Vingança e, atualmente, o Goku, como Deus Super Saiyajin. “Essa foi a primeira vez que fiz um personagem estilo o Goku, em 3D, já tinha feito outros desenhos, mas eram estilos mais simples”, explicou.
Rede sociais e aulas online
É possível encontrar o chef em praticamente todas as redes sociais (Facebook, Instagram, Google Plus e Blog), onde ele costuma divulgar fotos dos seus trabalhos e alguns mini-vídeos sobre a fabricação dos mesmos.
[arve url=”https://youtu.be/GEyj-oIwhho” mode=”normal”/]
O chef está atuante também no Youtube, onde dá algumas aulas rápidas para os interessados que querem entrar no meio da “garde manger”. “Estou começando a divulgar aulas online para quem tem interesse na área, porque a maioria dos vídeos que tem na internet ou está em outro idioma ou não tem áudio, pensando nisso, além de ajudar outras pessoas, vou divulgar mais minha arte”, contou.
[arve url=”https://www.youtube.com/watch?v=3K1l49hTtm8″ mode=”normal”/]
Comprar uma escultura
É possível encomendar facilmente uma escultura do chef através de qualquer rede social dele (Facebook, Instagram, Google Plus e Blog) ou pelo telefone ou WhatsApp: (92) 98231-0076, sendo que os preços variam por evento e quantidade de esculturas, indo de R$ 70 a R$ 2.500.