Este ano a CCXP, evento já carimbado no calendário nerd brasileiro, será completamente digital, mas, como garantem os organizadores, “não será só uma live” e quase tudo estará disponível gratuitamente. Vou fazer por aqui uma série de publicações sobre o evento, começando com os principais quadrinistas confirmados para essa edição.
Parece que o grupo que organiza a CCXP não tem medido esforços para criar um grande evento virtual. Muitas coisas sobre a CCXP Worlds ainda estão sendo confirmadas e talvez seja difícil para o público visualizar como será o evento, mas Pierre Mantovani, CEO da marca, garantiu que “não será só mais uma live”. Em entrevista para o podcast da revista Negócios, Mantovani comentou que uma plataforma imersiva em 3D foi desenvolvida para criar uma experiência única e que o investimento no evento já estava na casa dos 10 milhões.
Mas o que interessa é: vai ter quadrinhos? Claro que vai! Além do Artist’s Valley, uma versão digital do Artist’s Alley tradicional, vários nomes importantes da nona arte já foram confirmados para o evento. Vocês podem conferir toda a lineup aqui, mas resolvi falar de alguns artistas especificamente.
Dave Gibbons é só o cara que foi presenteado pelo velho mago dos quadrinhos, Alan Moore, com a chance de desenhar uma das maiores obras já produzidas em arte sequencial, Watchmen. Esse senhor britânico tocado pelos deuses também já trabalhou com Mark Millar em Kingsman: o serviço secreto e ganhou o Prêmio Eisner em 2005 com Os Originais. Veremos o que Gibbons irá aprontar!
Quem é Jill Thompson na fila do pão? Essa artista de mão cheia já ilustrou Sandman, já trabalhou com Mulher Maravilha e também Monstro do Pântano, além da série Beasts of Burden com o roteirista Evan Dorkin. Jill dará uma MASTERCLASS durante a CCXP, meus amigos! Uma aula exclusiva para quem adquirir os pacotes pagos de acesso ao evento.
Gail Simone é uma das responsáveis por uma abertura maior na indústria a criadoras mulheres. A premiada roteirista já trabalhou com Deadpool, Batgirl, Aves de Rapina, Red Sonja, Mulher Maravilha e muito mais. No site ainda não há informações de como será a sua participação, vamos ficar de olho.
Neil Gaiman, apesar de devastado com os erros em seus quadrinhos por aqui e pelos seguidores brasileiros sem noção no Twitter, dará as caras nesta edição. Segundo o site da CCXP, o criador de Sandman é o convidado de honra do evento e participará de um painel no Thunder Arena, no qual comentará “sobre a carreira de escritor e quadrinista e também as adaptações de suas obras para outras mídias”.
Agora, me perdoem pois o fã que há em mim não conseguiu conter a animação ao sabe que ART SPIEGELMAN estará no evento! O artista é o criador de uma das maiores obras de não ficção em quadrinhos de todos os tempos, Maus, sobre a vida de seu pai durante a Segunda Guerra Mundial e o assassinato em massa de judeus promovido pelo regime nazista. A presença de Spiegelman é uma parceria com a sua editora no Brasil, a Quadrinhos na Cia.
Esses são alguns que escolhi destacar mas participam ainda Trina Robbins, Tom King, Esteban Maroto, Kelly Sue Deconnick, Marcelo D’Salete, Jeff Lemire entre outros. Nos encontramos nos dias 04, 05 e 06 de dezembro para conferir a primeira edição virtual do maior evento de cultura pop do mundo.
Até!