A gente sabe que todo mundo tá no Facebook, que quem não tem perfil na rede social consequentemente fica desatualizado e blá blá blá. Sim, é tudo quase verdade. A novidade é para quem trabalha com o feice ou quer melhorar seus negócios através da rede social:
O Facebook quer tornar o mundo ‘mais aberto e conectado’ e, por isso, criou o projeto de um laboratório itinerante para capacitar empreendedores pelo país, o Caminhão do Facebook. Mas não se trata de qualquer laboratório: o pessoal viaja em um caminhão equipado com internet de alta velocidade e dezenas de tablets para realizar sete sessões diárias e treinar até 20 empreendedores por vez.
Ao todo, serão 7.500 quilômetros percorridos pelas seis cidades brasileiras que receberão os jogos de futebol durante a Olimpíada do Rio de Janeiro. Manaus está na rota e vai receber o Caminhão dia 31 deste mês, ainda sem local definido. Nesse dia, será oferecida uma formação prática de como promover os negócios na plataforma.
O objetivo do projeto é mostrar como uso das ferramentas do Facebook pode ajudar o desenvolvimento de pequenas e médias empresas do país durante os jogos olímpicos. Patrick Hruby, diretor geral para Micro e Pequenas Empresas do Facebook para a América Latina, ressalta a importância do laboratório móvel antes do evento esportivo desse ano. “É uma grande oportunidade para os pequenos empreendedores encontrarem resultados reais diante da pior recessão econômica das últimas décadas”, falou o diretor.
No último ano, eles capacitaram 128 mil pequenos e médios empreendedores com os programas de treinamento.
“As PMEs brasileiras são a base da economia do país e nós estamos cada vez mais próximos dos empreendedores para ajudá-los a conquistar crescimento em seus negócios”, afirma Patrick Hruby. “O Facebook é a melhor vitrine para qualquer tipo de empresa, é onde as pessoas estão e onde vão se conectar ao que interessa para elas”, disse Hruby.
Além do laboratório móvel, a empresa continuará com o programa “Impulsione o seu Negócio”, que conta com palestras para capacitação a um público que varia de 500 a 1.000 pessoas em diferentes cidades do Brasil.
Hoje, 102 milhões de brasileiros acessam mensalmente ao Facebook e 83% delas estão na plataforma conectadas a alguma pequena ou média empresa.
Por enquanto, ainda não tem hora nem local confirmados, mas a expectativa é de que aconteça perto da Arena da Amazônia e comece pela manhã. Fiquem atentos: assim que o Mapingua tiver a informação, passaremos pra vocês.