O cenário de quadrinhos em Manaus, felizmente, vem crescendo bastante. Vários artistas da cidade demostram o seu grande apego a nona arte e não param de produzir novidades, sejam lá em qual mídia for. Dessa vez, um grupo de roteiristas começou um podcast.
O Boteco dos Roteiristas, criado pelo quadrinista Luiz Andrade, pelo roteirista e desenhista Ademar Vieria e pelo roteirista e produtor musical Evaldo Vasconelos, surge como um conteúdo que traz uma conversa descontraída entre os colegas. “A intenção é focar no público produtor e consumidor de quadrinhos, com especial atenção ao roteiro, a narrativa e outros pontos da arte de contar uma história.”, conta Luiz.
O episódio piloto, publicado no Dia do Quadrinho Nacional (31 de janeiro), conta, entre uma cerveja e outra, a história da produção de quadrinhos no Brasil e traz recomendações de HQ’s brasileiras.
O programa se propõe a debater características presentes nas histórias em quadrinho, como narrativa, enredo, roteiro, linguagem e referências, sempre misturando uma análise crítica com um pouco de humor típico de uma conversa de bar.
“Para os produtores locais é essencial ter referências do cenário nacional e aproximar os laços, pois ainda sofremos muito com a distância entre o Amazonas e os principais polos de produção do país.”, revela Luiz.
Os episódios serão publicados quinzenalmente no Spotify e também no site luizcartunista.com .