O divertido “Sobrevivência na Amazônia”, que joga os participantes no meio da floresta e os desafia a sobreviver, encontra-se finalmente em campanha na Catarse. O jogo de aventura/sobrevivência traz ainda informações sobre a a flore a fauna, o folclore, e ainda uma mensagem de preservação da Amazônia.
[arve url=”https://player.vimeo.com/video/240391413″ /]
O jogo foi destaque recentemente no blog alemão Du bist dran!, especializado em boardgames, em uma matéria sobre jogos da América Latina. “É um jogo nacional independente, que mostra a Amazônia em sua fauna, misticismo e preservação para todo uma nova geração, podendo ser jogado tanto com os amigos, quanto com a família e até nas escolas pelos professores e alunos. O jogo é um rico instrumento de aprendizado e conscientização ambiental”, explicou o designer carioca Roberto Tostes, criador do jogo.
Pensando na aplicação didática, Roberto adicionou na campanha uma modalidade de apoio especial para os professores (ou escolas) que queiram adquirir o jogo, a “Mestre Aventureiro”. “Essa modalidade inclui, além do jogo, um material de apoio didático com dicas para aplicar o jogo em sala de aula e videoaulas sobre como desenvolver o projeto de um boardgame”, contou.
As modalidades de apoio começam a partir de R$120, cuja recompensa é o jogo completo, mas há outras que dão direito a recompensas extras. A meta do projeto é R$22 mil e é possível apoiar até 18 de dezembro. A previsão de entrega do jogo é março de 2019.
Fazendo um test drive
Se você ainda tem dúvidas da compra, saiba que o designer enviou cópias do jogo completo para diversos parceiros do Brasil, como em Curitiba, Belém, São Paulo, Brasília e Manaus; podendo ser jogado nos eventos desses parceiros. Logicamente aqui em Manaus o jogo está em posse do Canal Continua. Vocês podem acompanhar o calendário de eventos onde o jogo estará disponível no site oficial do jogo ou indo diretamente no Canal Continua.
Desenvolvimento
Antes do lançamento no Catarse o jogo passou mais de um ano sendo testado por todo o Brasil, e muita coisa mudou do protótipo ao produto final. Houve, por exemplo, uma redução de custos do produto para tornar o preço mais acessível e competitivo com os dos boardgames internacionais. “O produto final virá com caixa e tabuleiro menores e menos elementos; porém o tamanho das cartas será maior, por serem a engrenagem principal do jogo”, explicou Roberto Tostes.
Outra mudança foi na jogabilidade do boardgame, que diminuiu o número máximo de jogadores de 6 para 4. “Reparei durante os playtests, que quando se jogava com 6 pessoas as partidas ficavam meio lentas, então diminuí para dar mais jogabilidade e fluidez”, relatou. “Melhoramos também no design da capa do jogo, que agora está ilustrada com animais da região”, complementou.
Roberto Tostes afirmou que com as mudanças conseguiu equilibrar design, custo e detalhes chegando no melhor equilíbrio e acredita no potencial do jogo a nível nacional e internacional. “O jogo será leve, para toda a família jogar junto, onde crianças a partir de 7 anos, sabendo ler poderão jogar e aprender bastante sobre a Amazônia”, adicionou.
No desenvolvimento do jogo, Roberto contou com o apoio e o trabalho da família. Sua esposa, Teresa Moraes, fez o design gráfico e os vídeos, enquanto seu filho Lucas auxiliou no desenvolvimento geral. “Se eu não tivesse o apoio da minha família, o ‘Sobrevivência na Amazônia’ nunca teria saído do papel”, relatou. “E todos nós tivemos apoio também de diversos parceiros em todo país, o que nos animou bastante”.
Para mais informações sobre o jogo acesse o Site da Catarse ou os canais de informação oficial do jogo como o Site, o Facebook e o Instragram.