Beren e Lúthien – o casal que vive um amor impossível na Primeira Era da Terra-Média – eram tão importantes para Tolkien, que os nomes deles constam na lápide do autor e da sua esposa, Edith. Beren é um homem mortal, enquanto Lúthien é uma elfa. O pai dela, um grande senhor élfico, opõe-se ao relacionamento e, para permitir a união com Lúthien, impõe a Beren uma tarefa impossível de ser realizada: roubar uma Silmaril da coroa de Melkor, o poderoso e Sombrio Inimigo do Mundo. É este o foco central da lenda: a tentativa incrivelmente heroica de Beren e Lúthien de, juntos, entrarem em território inimigo para realizar tal façanha.
Tolkien começou a conceber essa história na década de 1910 e ela foi o ponto central em torno do qual o Silmarillion foi construído, o primeiro e último livro em que o autor trabalhou, e que só foi publicado após sua morte. O livro que foi lançado este ano é resultado do trabalho de edição de Christopher Tolkien, seu filho, de “extrair a história de Beren e Lúthien de um trabalho extenso em que foi incluída”. Além da versão original, esta edição inclui passagens em prosa e verso retirada de textos mais tardios, e ainda ilustrações de Alan Lee.
Em Manaus, os organizadores pretendem repetir o sucesso do lançamento de “A Queda de Gondolin”, o primeiro livro de Tolkien lançado no Brasil pela editora Harper Collins, nova detentora dos direitos. O evento acontecerá no dia 10 (sábado), às 16h, na Livraria Saraiva, do Manauara Shopping.
O encontro contará com leituras, cosplays, brindes, palestras e debate sobre o legado de J.R.R. Tolkien. Entre os palestrantes estará o Mapingua Antonio Vasconcelos, com o tema “Por que falamos (até hoje) de Tolkien?”. Antonio é autor de As Crônicas de Acheron, professor da UEA e, aqui no site, escreve as colunas Memórias de um Old Gamer e Receitas Épicas.
Resumo:
Lançamento de “Beren e Lúthien” de J.R.R. Tolkien
Data: 10/11
Horário: 16h
Local: Saraiva do Manauara Shopping