A lista de melhores leituras de quadrinhos da coluna chegou! 2022 rendeu excelentes leituras e agora é hora de compartilhar o top 10 com vocês.
Diferente do ano passado, a preferência desta lista foi para quadrinhos publicados no ano de 2022, valem também republicações de obras que já saíram antes no Brasil. São 10 obras, nacionais e internacionais, colocadas em sequência conforme sua avaliação.
Claro, os critérios para escolha das obras são pessoais e levam em consideração não só o conteúdo, mas a edição como um todo. Além das 10 obras, também organizei uma lista com menções honrosas para outros título que merecem destaque. Bora lá?
10 – A Obsolescência Programada dos Nossos Sentimentos (Pipoca&Nanquim)
Um quadrinhos sensível e belo. Quem ainda não pensou sobre a velhice? Sobre como é a vida nessa etapa da vida? Zidrou e Aimée de Jongh trazem uma história cheia de profundidade sobre aceitação e redescobertas.
09 – Cidade de Vidro (Mino)
Complexa e sombria, Cidade de Vidro é uma adaptação da obra de Paul Auster pelas mãos de David Mazzucchelli e Paul Karasik. A obra é enigmática e gira em torno da linguagem, refletindo de modo brilhante nas representações visuais que testam as convenções narrativas das histórias em quadrinhos.
08 – Anjinho – Além (Panini)
Max Andrade (e Kaji Pato nas cores) entrega uma das graphics MSP mais emocionantes e bonitas visualmente. O personagem de Mauricio de Sousa ganha profundidade numa história modesta e ao mesmo tempo grandiosa.
07 – A Bomba (Pipoca&Nanquim)
Denis Rodier, Didier Alcante e Laurent-Frédéric Bollée apresentam a trágica e brutal história da bomba atômica pela perspectiva da própria arma. Ainda que seja uma história muito revisitada e bem contada em outros clássicos, A Bomba é emocionante e impactante.
06 – Fade Out (Mino)
A genial dupla Ed Brubaker e Sean Phillips nos guiam por esta sinuosa e impactante obra sobre Hollywood e a sociedade norte-americana do pós-guerra.
05 – A Idade de Ouro (Nemo)
Política, revoltas e a exploração do trabalho humano embaladas num roteiro engenhoso e arte deslumbrante. A Idade de Ouro de Cyril Pedrosa e Roxanne Moreil é um épico belo profundo sobre relações de poder e humanidade.
04 – Coleção Toppi Vol. 1 – América Latina (Figura)
Uma publicação que compila décadas do trabalho do mestre Sergio Toppi com histórias que se passam no México, América Central e América do Sul. Exuberante e com histórias que exultam a cultura dos povos originários destas regiões, nesta HQ Toppi mostra o motivo de ser considerado um gênio.
03 – Nausicaä do Vale do Vento (JBC)
Hayao Miyazaki é o gênio da animação que poderia muito bem ser um dos grandes mangakás de sua época, se quisesse. Neste primeiro volume do épico Nausicaä do Vale do Vento, Miyazaki traça as primeiras linhas de um tratado sobre a natureza humana e sua relação destrutiva com o planeta.
02 – Alack Sinner: A Era da Inocência – Vol. 01 (Pipoca&Nanquim)
Carlos Sampayo e José Muñoz constroem uma obra seminal com as histórias do investigador Alack Sinner. Aqui há discussões sobre sociedade, racismo, política e outros temas que continuam atuais e relevantes, tudo apresentado por meio de belos contrastes de preto e branco.
01 – Mukanda Tiodora (Veneta)
Em Mukanda Tiodora, Marcelo D’Salete continua a contar a história que o Brasil teima em não reconhecer. Desta vez temos uma visão emocionante da vida da mulher escravizada Tiodora, que busca a alforria com a ajuda da escrita na São Paulo de meados do século XIX.
Menções honrosas
- Maramunhã – Uma lenda Manaus (Evaldo Vasconcelos, Ray Cardoso, Malu Menezes e Izabelle Regina – Independente);
- Todas as pedras no fundo do rio (Wagner Willian – Texugo);
- Mayara & Annabelle Definitivo – Vol. 2 (Pablo Casado e Talles Rodrigues – Conrad);
- Afeto (Natalia Sierpinski e Vivi Melancia – Outside.co);
- Usagi Yojimbo Vol.02 (Stan Sakai – Hyperion Comics);
- Sem Palavras (Ademar Vieira – independente)
- Jun (Keum Suk Gendry-Kim – Pipoca&Nanquim)