Com 25 horas de programação, o evento acontecerá entre os dias 25 e 27 de novembro, na Casa de Cultura do Butantã, em São Paulo, e contará com a presença de artistas nortistas no Beco dos Artistas e na programação oficial.
Na sexta-feira, 25 de novembro, o evento inicia com a abertura do Beco dos Artistas às 12h. No sábado, 26 de novembro, o Beco dos Artistas começa a partir das 10h e às 16h ocorre o painel sobre HQs indígenas com as artistas Tai Silva e Raquel Teixeira, que será mediado por Sâmela Hidalgo.
No domingo, 27 será realizado um painel sobre HQs de ação e aventura, fugindo dos clichês das HQs mainstream. O painel será mediado por Carol Favret e terá a presença dos artistas Talessa Kuguimiya, Larissa Palmieri e do amazonense Ademar Vieira. O último painel do evento será às 16h, e irá falar sobre o poder das HQs independentes no cenário brasileiro e a importância da descentralização da produção de HQs, pensando em regiões do país além do eixo RIO-SP, com participação de Cristal Moura, Cris Camargo e da artista amapaense, Thai Rodrigues. A programação completa pode ser conferida no perfil de Instagram do evento.
“Na nossa segunda edição, que aconteceu em formato online, o que mais brilhou foram os painéis de conteúdo. Esse ano, com a volta do evento no formato presencial, queremos dar mais destaque ao Beco dos Artistas, que será o maior que já tivemos até o momento, e às oficinas, que terão 2h de duração cada, buscando entregar experiências de maior qualidade para nosso público, sem deixar de trazer painéis com temáticas importantes e foco em diversidade”, conta Natália Sierpinski, coordenadora da programação do evento desde sua primeira edição.
A homenageada da edição
A Butantã GibiCon volta este ano ao seu local de origem, a Casa de Cultura do Butantã, para sua terceira edição em um evento que homenageará a artista Eva Funari.
A artista é autora de obras famosas da literatura infantil como “Todo Dia”, “Cabra Cega”, “De Vez em Quando”, “Esconde-Esconde”, e da coleção “Peixe Vivo”, escrita com narrativas visuais, sem texto. Eva é também lembrada pela Bruxinha, uma de suas mais icônicas criações e que, em nosso evento, “empresta” seu chapéu para a Samantha, a simpática cobrinha mascote da Butantã Gibicon.
Sobre a Butantã GibiCon
A Butantã GibiCon é um evento gratuito tanto para os expositores quanto para o público, que tem como objetivo fomentar o cenário das histórias em quadrinhos nacionais e a diversidade de autores brasileiros.
A primeira edição aconteceu em dezembro de 2019 e contou com a participação de mais de 250 artistas de todo o Brasil e um público total de cerca de 4.500 pessoas. O sucesso foi tamanho que o projeto ganhou o 32º Troféu HQMIX, o principal prêmio do mercado de histórias em quadrinhos brasileiro, na categoria “eventos”.
Durante a pandemia foi realizada uma edição virtual, correspondente à segunda edição do evento, que ganhou o 33º Troféu HQMIX e o Prêmio Angelo Agostini na categoria “contribuição ao quadrinho nacional”. Além das duas edições oficiais, o evento realizou diversas edições menores, apelidadas de Butantã GibiCon Pocket.
Após a pandemia, o evento contou com a parceria do Instituto Butantan para uma edição Pocket em comemoração à ciência e a vacinação a partir da arte e da cultura. O evento chega agora a sua terceira edição, na Casa de Cultura do Butantã, desta vez com apoio oficial da Secretaria de Cultura e três dias de atividades.