Dica do Mapingua Nerd para aumentar suas chances de ser publicado neste site e em outros.

Você se dedicou pra caramba ao seu livro ou quadrinho, e agora tá tendo dificuldade em convencer jornais e portais a escreverem uma materiazinha sobre ele? Já mandou mensagem pro Mapingua e nada? Isso pode ser frustrante, mas eu tô aqui pra te ajudar.

Mas preciso começar abrindo o jogo: não sou artista nem jornalista. Nunca publiquei um quadrinho ou trabalhei em redação de jornal, então não afirmo conhecer a fundo esses processos ou as técnicas envolvidas. Então, afinal, o que eu sou? Sou redator publicitário, trabalho em agência de propaganda, mas também sou o editor desse site feito por voluntários (alguns jornalistas e quadrinistas, outros não) no seu tempo livre. Tudo que eu falar e as dicas que darei são frutos da minha experiência com o Mapingua Nerd, seja recebendo ou enviado releases.

O Mapingua Nerd foi ao ar em julho de 2015. Apenas 3 dias depois já estávamos em frente a uma câmera de TV dando nossa primeira entrevista. Por que? Porque, assim que o site foi pro ar, mandamos releases pra praticamente todos os jornais do estado, com um título chamativo (“Conheça o primeiro guia nerd de Manaus”) e, como a gente mandou a matéria prontinha, ela foi publicada em vários deles no mesmo dia. Sempre que a gente organiza um evento, por exemplo, fazemos a mesma coisa, e geralmente funciona. Taí, já dei a receita do bolo, mas vamos explicar cada parte.

O que é um release?

Também conhecido como press release, é um material informativo enviado para jornalistas ou distribuído antes de solenidades, entrevistas, lançamentos de filmes etc., com resumos do que tá rolando, biografias das pessoas envolvidas e dados específicos que facilitem o trabalho jornalístico.

O objetivo do release é entregar tudo tão mastigado que o jornalista não tenha trabalho pra publicar a matéria. E é aí que tá o pulo do gato. Lembra que eu falei que o Mapingua Nerd é feito por voluntários no seu tempo livre? Então, se um de nós, depois de bater o ponto no nosso emprego regular, tiver que escolher entre entrar em contato contigo, elaborar uma entrevista, aguardar tuas respostas e escrever uma matéria OU jogar videogame, às vezes a gente vai preferir jogar videogame.

Eu sei que é meio escroto falar isso, mas eu precisava, porque já vi gente ficar muito chateada com a gente, porque, supostamente, teríamos a obrigação de divulgar o trabalho da pessoa. Poxa, a não ser que você tenha acertado com a gente um publieditorial pago, não é verdade. Eu até queria que fosse, que alguém pagasse um salário pra gente escrever resenha de quadrinho, de curta-metragem, de vídeo do Youtube. Mas enquanto a Bemol não compra o Mapingua, a gente vai fazer quando der mesmo. E, ainda assim, esse site tem mais de 2.500 publicações, com boa parte sendo sobre produções independentes locais! Cada uma delas é uma vitória na luta contra a preguiça! E você pode ajudar a gente nessa luta, veja como:

Como fazer um release?

Os dois tipos mais comuns de release são o resumão e a notícia pronta. Esses provavelmente não são os termos corretos pra designar nenhum deles mas, como eu disse, não sou jornalista. Os dois tem basicamente as mesmas informações, que em geral são:

O quê?
Quem?
Quando?
Onde?
Por quê?

Essas perguntinhas são chamadas de Lide (escrevi certo? parece errado, né?) pelos jornalistas. Vamos examinar mais a fundo:

O quê? – Qual é o fato que você está querendo divulgar? Exemplos:

– Lançamento de um quadrinho sobre RPG.
– Evento de colecionadores de casco de jabuti.
– Jogo pra PC sobre matar o presidente.

Quem? – É aqui que você fala de você. Coloque sua cidade, link pra redes sociais, obras anteriores etc. Mas dando continuidade aos exemplos:

– “O autor do quadrinho, o amazonense Stan Gygax, de 23 anos, mantém uma webcomic chamada “A Aranha e o Dragão” no site…”
– “O grupo de colecionadores de cascos de Jabutis foi fundado por Júlia Sarapetel, de 64 anos, moradora da Compensa, que declarou que…”
– “O jogo é do estúdio independente Meriadoc, de Boa Vista, do qual fazem parte o programador Luiz Gustavo, a designer Ana Maria..”

Quando? – Bem autoexplicativo, né. Exemplos:

– O quadrinho será lançado nesta terça (27).
– O evento acontece entre os dias 01 e 05 de maio.
– O jogo está disponível desde o dia 15 de abril.

Onde? – Isso aqui é bem importante, porque muitos jornais e portais se dedicam a notícias locais. É o caso do Mapingua Nerd, que prioriza conteúdo sobre a região Norte. Se você é um autor paulista escrevendo sobre Nova York, vai ter mais dificuldade de ter seu release publicado aqui do que se você se identificar como acreano ou se sua obra de ficção acontece na Amazônia. Mas vamos aos exemplos:

– O lançamento do quadrinho será na Banca do Largo, no Centro de Manaus.
– O evento acontecerá de forma online, no canal EuAmoJabutis, no Youtube.
– O jogo está com desconto de 20% no Steam.

Por quê? – Quais os motivos para aquilo ter acontecido, ou como aquilo aconteceu? É hora de falar das suas inspirações, de onde veio a ideia. Exemplos:

– “…’Sempre achei que uma aranha e um dragão dariam um casal adorável, mas faltava um quadrinho sobre o assunto’, comentou Gygax…”
– Segundo Júlia, a data do evento foi escolhida em homenagem ao aniversário do seu Jabuti de estimação, Tobias.
– “Porra, alguém precisa matar aquele desgraçado”, declarou Luiz.

Agora, voltando as dois tipos de release, o ‘resumão’ e a ‘notícia pronta’.

Apesar de ambos terem as mesmas informações, o resumão, em geral, é feito de um parágrafo com a sinopse da obra, acompanhado pelas informações básicas (ou “serviço”, como alguns preferem chamar): data, local, preço, links, às vezes a biografia do autor etc.

Já a notícia pronta tem formato de matéria de jornal mesmo, igual qualquer uma que você encontra aqui no site, com um título, subtítulo, declarações do autor e pessoas envolvidas, em um texto de cerca de uma página, que poderia ser copiado e colado em qualquer site sem muitas modificações. Quando você vê “com informações de assessoria” em algum lugar, geralmente foi isso que aconteceu.

Abaixo, você confere três releases no formato de notícia pronta, que recebemos e publicamos:

Projeto ‘Pitiú Textual das Artes’ promove encontros virtuais entre jovens artistas – Mapingua Nerd
Brasileiro campeão mundial de Magic: The Gathering vai ganhar carta inspirada em sua fisionomia – Mapingua Nerd
Quadrinistas do AM lançam obra sobre o período áureo da Borracha – Mapingua Nerd

Então, qual dos dois formatos você deveria usar?

Cara, se possível, o da notícia pronta. Porque, se o objetivo do release é facilitar o trabalho de quem vai publicar, o que é melhor do que entregar a notícia prontinha pra colocar no site?

Então, se você não tem a manha de escrever matérias, imite. Procure uma matéria que pareça com o que você quer comunicar e reescreva. Tente imaginar como seria uma matéria se o jornalista escrevesse sobre seu lançamento. E sim, isso significa falar de você mesmo na terceira pessoa! Pode parecer estranho escrever “, declarou Fulano”, sendo que você é o Fulano, mas enquanto você não tiver uma assessoria de imprensa pra fazer isso por você, vai ter que ser assim mesmo!

Não se importe se não ficar tão bom, ou se você não tem certeza de que tá tudo certinho. Parece uma matéria e tá com as informações corretas? Então já dá pra mandar. Na maioria das vezes, quem publicar vai revisar e, se preciso, corrigir erros ou até reescrever parágrafos inteiros. Mas você já facilitou o trabalho da pessoa e, pra quem quer ser publicado, isso é o principal.

Mas se não tiver jeito mesmo, se você já tentou de tudo mas mal sabe escrever, só desenhar, então tudo bem, mande o resumão. Vai diminuir suas chances de ser publicado, mas é melhor que nada.

Não esqueça das imagens!

Só o texto não é suficiente. Você precisa mandar imagens também, de preferência com boa qualidade, tanto no visual quanto no tamanho dos arquivos. Nada mais triste que receber imagens de 130kb que passaram pelo filtro cagador de resolução do Whatsapp.

Quanto mais imagens você mandar, com boa qualidade, melhor. Mas sem exagero: até umas 10 tá bom. Se for um quadrinho, mande algumas páginas pra entrar na matéria e alguma ilustração maneira (EM BOA RESOLUÇÃO!) e de preferência sem texto, que possa ir pra capa da matéria ou se ajustar a qualquer formato. Olha o formato das capas dos posts aqui do site, percebe que são horizontais? Como a capa do seu quadrinho ficaria se precisasse ser recortada pra encaixar ali?

Evite enviar banners e posts de divulgação para redes sociais (aqueles cheios de logos e textos como local, hora, data, etc) e não esqueça de mandar uma foto sua, de preferência que não pareça uma 3×4, e que não seja aquela quadrada carregada de filtros de Instagram. Mas se só tiver essas, paciência.

Como enviar?

Acessando os sites de portais e jornais você descobre os e-mails para contato e sugestões de pauta. O do Mapingua Nerd, por exemplo, é contato@mapinguanerd.com.br.

No Assunto do email, coloque: “[RELEASE] O Título do Seu Release”. Uma dica para o título é adequar ele de acordo com o perfil do jornal ou site para onde você está enviando, deixando clara a relevância da pauta para aquele site:

Digamos que você é mulher acreana e desenhou um gibi roteirizado pelo seu amigo amazonense, inspirado em RPG, onde um dragão resolve vingar todos os dragões mortos por aventureiros em quests desnecessárias. Na hora de enviar o e-mail, o título pode ser assim:

  • Para o Jornal A Crítica, de Manaus (Público geral, local): “Quadrinista amazonense publica obra de fantasia sobre um dragão se vingando dos humanos.”
  • Para o Mapingua Nerd (Público de nicho, local): “Artistas do Norte publicam HQ inspirada em RPG”
  • Para o Garotas Geeks (Público de nicho, nacional): “Ilustradora acreana desenha HQ inspirada em RPG”
  • Para o Rede RPG (Público de nicho, nacional): “Inspirada em D&D, HQ brasileira traz dragão se vingando de aventureiros”

No corpo do e-mail, coloque todo o texto do release. Não crie etapas extras de trabalho pra quem vai receber – como ter que fazer download do seu arquivo e esperar o Word abrir -, mande direto no e-mail. Você pode até anexar o doc ou pdf se quiser, mas não deixe de mandar também no corpo do e-mail o texto.

Bem, era isso. Espero que ajude. Fico aguardando seus releases e desejo boa sorte com os outros portais!