Animações, documentários e ficção científica. E de graça. É esta a programação do cinema Sesc Amazônia das Artes, que começa nesta terça-feira (23), a partir das 19h. Na programação também há debates sobre os temas que serão abordados nas obras. Legal, né?
Ao todo, serão exibidos 11 filmes no Teatro Oficina Cleonice Alves, localizado no Sesc Centro, Rua Henrique Martins, 427, às 19h, com a participação de produtores e cineastas locais. Só atentem à recomendação da idade.
O que chamou a atenção do MapinguaNerd foi a exibição de ‘Mapinguari a lenda’, que conta a história de uma das lendas mais conhecidas do folclore amazônico, encerrando a rodada do primeiro de exibições.
Para abrir a programação, serão exibidos cinco filmes. O primeiro é o curta-metragem ‘Depois da queda’, produzido em Cuiabá-MT. A ficção conta a história de um publicitário com uma grande chance. Uma garota de programa relutante. Um pai com a filha entre a vida e a morte. Um cara complicado. Depois da queda, as suas vidas tomam um rumo inesperado.
Já o segundo é a produção tocantinense ‘Da luz da vida à água que morre’, um documentário feito a partir da perspectiva do povo Xerente sobre o Rio Tocantins, Desde a maneira como concebem a origem da água até como percebem a UHE Lajeado, este filme traz a lógica Xerente de ver o mundo. É uma leitura imagético-visual, sonoro-sensorial e uma forma de garantir voz a esse povo vilipendiado pelo discurso da água como recurso.
Também serão apresentados os filmes ‘Juliana contra o jambeiro do diabo pelo coração de João Batista’, produzido no Pará. ‘E nós tínhamos água a vonta’, do Amapá. E por fim, ‘Mapinguari, a lenda’, que conta a história de uma das lendas mais conhecidas do folclore amazônico, encerrando a rodada do primeiro de exibições.
Após as exibições, serão promovidos debates com produtores e cineastas locais sobre os filmes exibidos e as produções locais e regionais. Para o evento, foram convidados os cineastas Fernando Crispim, Marcos Tubarão, Priscila Horta, entre outros.
Dá uma olhada na programação completa e agende-se.
Não recomendado para menores de 16 anos
Livre para todos os públicos
Livre para todos os públicos
Livre para todos os públicos