No mês do folclore, que tem seu dia internacional celebrado em 22 de agosto, um grupo de profissionais se une para buscar financiamento e produzir um curta de animação inspirado na cultura nacional.
Chamada “Eu sou Caipora: A menina e o poder das matas”, a animação conta a história de Luana que é uma menina do interior de São Paulo, ama os animais e faz de tudo para protegê-los. Ela se inspira muito em sua vovó, e seu sonho é ser bióloga.
Outro personagem importante é Quiquinho, um macaco prego amiguinho de Luana. Porém, dois homens que estavam atrás de animais para contrabandear acabam capturando Quiquinho e a menina parte em busca de conseguir salvar seu amigo e outros animais. Para sua missão, ela busca apoio e inspiração em uma das histórias que sua avó contava para ela, a história de Caipora. Essa história possui um encantamento muito maior que ela poderia imaginar.
Financiamento coletivo
Para que esta estória ganhe vida, o projeto depende de uma campanha de financiamento coletivo na plataforma Catarse, na modalidade “Tudo ou nada”, ou seja, se não atingirem a meta projeto é cancelado e o dinheiro volta aos apoiadores.
Ao apoiar a campanha você ganha uma série de recompensas que vão de pôsteres com artes folclóricas até estátuas, miniaturas e um cordão importante na história da animação. Com produtos da Galeria Amazônica e da Kiya miniaturas.
O projeto está sendo organizado pelo ilustrador e designer carioca Anderson Awvas junto do estúdio de animação Vivárte Produções, de São Paulo. Anderson criou, em 2013, um projeto chamado Folclore BR: uma nova visão , que trouxe releituras do folclore brasileiro junto da cultura pop.
O ilustrador ficou bastante conhecido recentemente ao fazer uma série de cartazes com o tema “E se as animações da Disney fossem no Brasil?”. Eles trazem versões reimaginadas de filmes como “Procurando Nemo” e “A pequena Sereia”, que se tornaram “Procurando Sacy”, a “A pequena Yara” e outros. Os cartazes possuem até sinopse e vale a pena conferir no site.
A Vivarte se intitula como uma organização artística e é iniciante no mercado, mas o estúdio já possui diversos trabalhos profissionais ligados a animação 3D, como clipes e comerciais. Recentemente chamaram a atenção na web quando realizaram uma arte imaginando uma animação 3D do antigo programa Castelo Rá-Tim-Bum, que faz parte da nostalgia de muita gente e era exibido na TV Cultura.
Para apoiar o projeto, você pode colaborar com valores a partir de R$ 15, que já direito acesso a uma sessão exclusiva, 5 planos de fundo do curta-metragem e artbook digital com artes do processo de criação do curta. Confira os outros níveis de apoio e recompensas em www.catarse.me/eusoucaipora .