A Campus Party é um dos principais eventos de tecnologia realizado anualmente em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil (em São Paulo). Atualmente o evento está se expandido para outros estados brasileiros como Recife, Brasília e em agora em 2018 chega ao estado de Rondônia, e a proximidade levou alguns amazonenses a quererem seu espaço no evento que acontecerá de 01 a 05 de agosto.
Diversos representantes amazonenses estão batalhando por votos para serem palestrantes durante a feira. São mais de 10 projetos, que já passaram por uma seleção inicial. “Na primeira fase, a Yara Laiz e eu reunimos interessados em participar e através do sistema ‘Vire um curador’, onde você vira um organizador, submetemos as possíveis palestras para serem analisadas pela diretoria do evento. No final, todas foram aprovadas para próxima fase”, explicou Juçara Menezes, organizadora. “Nessa segunda parte, os projetos que tiverem mais votos do público são aprovados”.
Nessa nova fase, 12 temas manauaras estão concorrendo com temas como empreendedorismo, ciência, inovação, marketing e redes sociais, e serão levados de diferentes formas. “Os temas selecionados podem ser apresentados tanto em palestras, quanto em workshops e painéis. Nós escrevemos tanto palestras, quanto workshops, especialmente nas áreas de ciências e empreendedorismo”, explicou Juçara.
Entre as palestras concorrendo pela vaga está a do Guilherme Lestat, “Expansão dos eventos geek e o empreendedorismo na cidade de Manaus”. “O meu tema tem o intuito de mostrar a expansão que está ocorrendo na cidade da Manaus em relação a eventos com temática Geek e a iniciativa dos microempreendedores locais que estão trabalhando com produtos para este nicho de mercado”, explicou o palestrante.
Outra que está concorrendo por uma vaga é a própria organizadora, Juçara Menezes, com o tema “A graça de ser copiado: a inovação por trás do que se repete”. “Falarei sobre os tipos de inovação que a gente copia e que podem ser melhorados, dando como exemplo o meu canal de Instagram 1minutonerd, que nasceu de uma ideia antiga, precisava de uma nova plataforma e ela veio com o nascimento do Instagram, porque não queria vídeos longos, então o 1 minuto do Instagram foi perfeito. Nisso seguirei partindo desse raciocínio sobre como podemos aprender com a cópia (seja ela boa ou ruim)”, explicou Juçara.
Palestras que concorrem
–A graça de ser copiado: a inovação por trás do que se repete (Juçara Menezes)
–Afinal, o que é essa tal de Astrobiologia (Yara Laiz Souza)
–O Marketing gratuito: Como Star Wars se promove sem ter que fazer muito (Vanessa Fernandes)
–Workshop Data Science for beggineers (Larissa Almeida)
–Bits e células: quando programar seres vivos se tonar realidade (Giovanna Maklouf)
–Expansão dos eventos geek e o empreendedorismo na cidade de Manaus (Guilherme Lestat)
–Startups e a economia do futuro (Ives Montefusco)
–IndieGo – empreendedorismo com HQ independente (Paulo Teles Yonami)
–Código de qualidade para humanos usando Clean Code (Domingos Coelho)
–Design de personagens: eu peguei a referência (Emanuel Braga)
–Games: educação e empreendedorismo digital na Amazônia (Sylker Teles)
Voto Popular
Nesta segunda fase, o apoio do público é vital, afinal somente as palestras mais votadas poderão entrar no evento e as vagas são poucas, 15 ao todo; e os palestrantes manauara estão concorrendo com toda a região Norte por uma das vagas; que dão direito a ele(a)s (como palestrantes) de receber ajuda de custo (reembolso da passagem), direito a três refeições (café, almoço e jantar) dentro do evento, mais o camping individual.
Para votar e é simples: Você cria um perfil no campuse.ro e depois clica em “Participar” (que tem do lado da foto do(a) Palestrante); você pode ainda votar em mais pessoas, afinal são 15 vagas e estaria ajudando mais gente. A votação vai até o dia 28, às 15h.