Quando J. K. Rowling, autora de Harry Potter, anunciou que teremos não 3, MAS 5 FILMES de Animais Fantásticos e Onde Habitam, a minha mente começou a trabalhar em mil teorias. Uma delas é sobre a possibilidade do protagonista Newt Scamander aparecer no Castelobruxo, a escola brasileira de magia.
Você pode estar pensando “Fernanda, não seja loucona das conspirações, por que ele viria ao Brasil…?”
Ah, meu caro potterhead, J. K. Rowling não expandiu o universo mágico gratuitamente. Essa mulher… essa mulher ainda vai explodir as nossas cabeças. E esse sentimento se intensificou quando reli parte da história do Castelobruxo, divulgada no Pottermore:
Os estudantes do Castelobruxo usam vestes verde-claro e são especialmente avançados em Herbologia e Magizoologia; a escola oferece programas de intercâmbio bem populares para estudantes europeus que desejam estudar a flora e fauna mágica da América do Sul.
Com expectativas tão perigosas quanto um Rabo-Córneo Húngaro, fiquei imaginando quais criaturas mágicas da mitologia de Harry Potter poderíamos encontrar em Manaus e na Amazônia. O resultado você confere agora:
BASILISCO
Também conhecido como Rei das Cobras, o basilisco é o resultado de um ovo de galinha chocado por uma rã. Trata-se de uma cobra gigante que pode alcançar quinze metros de comprimento. Suas presas são venenosas e seus grandes olhos amarelos são capazes de matar instantaneamente quem os encara.
Localização: pode ser encontrado nas florestas ou nos profundos rios amazônicos. Alguns vivem ainda nas desativadas galerias de esgoto no Centro de Manaus.
Curiosidade: para disfarçar o desaparecimento de alguns trouxas, vítimas de seu ataque, uma versão “menos perigosa” foi inserida no contexto cultural da região: talvez vocês conheçam o basilisco da Amazônia como Anaconda, Cobra Grande ou Boiuna.
TRONQUILHO
Parece um pequeno graveto, é formado por um tronco, pequenos olhinhos e dedos longos e afiados capazes de cegar até o mais atento bruxo. Ele é o guardião das árvores e dificílimo de se encontrar.
Localização: qualquer área arborizada: Inpa, Parque do Mindu, Parque das Sumaúmas.
Curiosidade: estima-se que, por volta da década de 70, uma infestação de tronquilhos foi responsável pelo fim da construção da Rodovia Transamazônica, que ligaria o Norte ao Nordeste do Brasil. O Governo Mágico Brasileiro abafou o caso e divulgou que um surto de malária e outros problemas não mágicos teriam interrompido as obras.
FIUUM
Com penas coloridas que vão do rosa choque ao verde limão, o fiuum é uma ave bem fofa. Mas não se engane, o seu canto leva quem o ouve à loucura. Para tê-lo como animal de estimação, é preciso uma licença especial do Governo Mágico Brasileiro e um feitiço silenciador que deve ser reforçado todos os meses.
Localização: são encontrados no Inpa e demais parques da cidade, mas adoram mesmo voar pela Avenida Ephigênio Salles, junto com alguns periquitos.
DEMENTADOR
É uma criatura das trevas que se alimenta de felicidade humana. Depressão e desespero são algumas das reações apresentadas por quem sofre um ataque. Ele não pode ser visto por trouxas, sendo combatido efetivamente somente por bruxos. O beijo do dementador é capaz de sugar a alma da vítima, deixando-a em estado vegetativo para sempre.
Localização: encontrado em qualquer lugar.
Curiosidade: nos anos 2000, um horda de dementadores atacou o Parque dos Bilhares, deixando vários adolescentes infelizes. Esse foi o início do movimento EMO em Manaus.
A mortalha-viva é uma criatura somente encontrada em climas tropicais, o que pode ser muito perigoso para quem mora em Manaus. Ela parece um manto negro flutuante, com pouco mais de um centímetro de espessura e devora humanos inteiros enquanto dormem.
Localização: a notícia mais antiga que se tem de uma mortalha-viva em Manaus foi descrita por um trouxa que trabalhava no Teatro Amazonas, na década de 50. Esse foi o início das lendas sobre fantasmas e vultos que envolvem o ponto turístico mais famoso da cidade.
SEREIANOS
Os sereianos são comuns no mundo inteiro e variam de aparência conforme a sua localização. Vivem em comunidades organizadas no fundo dos oceanos, rios e lagos. Na Grécia, são conhecidos como “sereias”.
Localização: existem várias comunidades nos rios amazônicos, sobretudo no Rio Solimões. A sereiana mais famosa na região é conhecida como Iara, a mãe das águas.
LOBISOMEM
Uma vez por mês, durante a lua cheia, o infectado se transforma numa besta-fera, um híbrido entre homem e lobo, com garras e dentes afiados e gosto especial por carne humana.
Localização: alguns vivem isolados em zonas de preservação ambiental por não conseguirem controlar seus impulsos assassinos. Hoje, sabe-se da existência de um clã urbano de lobisomens que vive nas ruínas da antiga Santa Casa de Misericórdia. Eles são monitorados pelo Governo Mágico Brasileiro.
Fonte: SCAMANDER, Newt . Animais Fantásticos e Onde Habitam.
ESTA PUBLICAÇÃO É UM OFERECIMENTO DA LIVRARIA LEITURA
A Livraria Leitura convida todos os fãs de Harry Potter para o lançamento do livro A Criança Amaldiçoada em Manaus. Na programação estão previstos desafios, quiz, brindes, concurso de cosplay e muita nostalgia. Anota aí: dia 30 de outubro, a partir das 18h, no Amazonas Shopping.
Ah! Vale lembrar que a abertura das caixas de livros foi antecipada para às 22h. Quem comprar na pré-venda, terá direito a um ticket para participar do coquetel e também vai concorrer a uma mala do Newt Scamander recheada de itens surpresa.
Fique sempre por dentro das novidades seguindo a Livraria Leitura no Facebook. Mais informações no telefone: (92) 3236 4901.