Manaus sedia o Zelda Day: o maior evento da franquia na região norte

Publicado em 4 de setembro de 2015 | Por Isaac Guerreiro | Eventos, Games, Manaus, Notícias

Os olhos atentos focados na televisão. O controle do Nintendo 64 segurado por suas mãos suadas. Julianny está tensa e concentrada enquanto tenta derrotar o último boss, o impiedoso Ganondorf. A batalha está tensa e não tem como ter certeza quem vai ganhar. Até que uma esquiva, uma espadada certeira e um grito. Ela havia conseguido! Terminou o jogo depois de tanto tempo e estava extremamente realizada.

As coisas que gostamos nos marcam. Essa é a tatuagem da Julianny. Legal, né?

Essa é a tatuagem da Julianny. Legal, né?

Foram-se os anos. Julianny hoje, aos 24 anos, é servidora pública. Entretanto, aqueles momentos da sua infância ficaram literalmente marcados nela. Uma tatuagem da triforce e um amor incondicional pela série acompanham-na desde então. Ela é apenas uma das milhares de pessoas que carregam uma relação íntima com a série de jogos Zelda. E também, uma das organizadoras do Zelda Day em Manaus: o maior evento sobre a série da região Norte.

O Mapingua Nerd conversou com Julianny Carvalho, André e Evandro Antônio que fazem parte do grupo que organiza o evento aqui na capital. Nós falamos um pouco sobre a série, suas relações pessoais com o jogo e o que eles estão preparando para o evento.

Sobre a Nostalgia

Em 21 de fevereiro de 1986 foi lançado no Japão para o Famicon Disk System o jogo Zelda no Densetsu, o primeiro de umas das séries mais aclamadas de todos os tempos. Criada por  Shigeru Miyamoto e Takashi Tezuka, dois grandes produtores de jogos da Nitendo, o jogo cresceu e hoje conta com uma enorme comunidade mundial.

Zelda no Densetsu, o primeiro da série Zelda.

Zelda no Densetsu, o primeiro da série Zelda.

Zelda é um grande produto mundial. A série foi hiperpopularizada com Zelda: Ocarina of Time, um dos jogos mais vendidos para o Nintendo 64 que na época foi um enorme avanço em gráficos e com uma excelente narrativa. Pessoas literalmente cresceram junto com o personagem Link na história.

Tanto Julianny quanto o Evandro e o André tiveram essa relação. O envolvimento com o jogo na infância é uma unanimidade entre eles. “Ocarina of Time foi o primeiro jogo por causa da fama que ele conquistou pra época em que nós ainda eramos crianças, praticamente” disse Evandro Antônio.

Muitos deles na infância adquiriram, conheceram, encantaram e,  levaram isso durante boa parte da sua vida adulta. Como é o caso do André que jogou aos 4 anos um dos primeiros Zeldas e, mesmo sendo muito novo, a experiência fez ele levar adiante na adolescência e na vida adulta. “Já na adolescência eu baixei emuladores pra jogar novamente os Zeldas que eu havia jogado na infância. E apesar do tempo, ele ainda me conquistava, porque sempre se renovava. Sempre tem uma nova história”.

O evento

Em 2011 alguns membros do site zelda.com.br organizam no Rio de Janeiro o Zelda Day, um grande evento para reunir os fãs da série. O resultado foi tão bom que centenas de pessoas se reúnem todos os anos para organizar eventos em outros estados. Um deles é o que acontece aqui em Manaus.

A ideia é reunir esses fãs em várias atividades. “Uma mãe entrou em contato e perguntou se podia trazer seu filhinho. É claro que sim! Nós estamos organizando o evento pra que todo mundo possa se divertir em diversas atividades pra várias faixas etárias. Então vai ter desde o campeonato de Smash Bros até uma mesa de discussão sobre o lore do jogo. Nós acreditamos que vai ter espaço pra todo mundo”, explicou Julianny.

No Zelda Day vai ter uma mesa redonda de discussão sobre o jogo, campeonato de Smash Bros, tiro ao alvo de estilingue, uma playlist com músicas da série, espaço para cosplayers, perguntas e respostas do jogo, venda de comidas e bebidas, venda de itens do jogo e outras surpresas pra quem comparecer. O evento acontecerá no dia 6 de setembro, nesse domingo, a partir das 10h, na Rua Belo Horizonte, número 1160, Adrianópolis, no espaço Folcolare.

Para finalizar, acontecerá uma grande celebração dessa comunidade que tem muito a comemorar com uma franquia que vai fazer 30 anos no próximo ano com grandes jogos que fez e vai fazer parte da infância de muitas pessoas.


 


Sobre o Autor

Comentários