A ficção já se deu ao trabalho de criar diversas formas de apocalipses para a raça humana, futuros distópicos onde os recursos que nos mantém vivos estão escassos e a extinção do homem é iminente. Mas quais delas tem de fato chances de acontecer? Confira abaixo quais causas podem riscar nosso nome da lista de seres vivos do planeta.


Peste Global

Como em Eu sou a lendaResident Evil, The Last of Us ou o longa de qualidade questionável Fim dos Tempos, a continuidade da raça humana está por um fio devido a proliferação de um vírus letal (ok, nessas histórias os vírus não matam os humanos, mas eles de fato o deixam de ser, o que é a mesma coisa).

As chances disso acontecer atualmente são baixas, visto que nossas políticas de isolamento e prevenção são bastante eficazes, embora isso não elimine a possibilidade. Um ataque com um vírus como o da varíola, considerado erradicado desde 1980, ou com um vírus artificial, poderia matar muita gente. Essa doença é de fácil transmissão (através de gotículas de saliva) e não tem tratamento específico. Os sintomas demoram dez dias para aparecer, tempo suficiente para a peste se espalhar.

Bomba Nuclear

Para que isso aconteça, basta que dê a louca em qualquer chefe de estado que faça enriquecimento de urânio em seu país, visto que o país mais poderoso do mundo colocou um ser de índole questionável no comando, fica mais fácil ainda imaginar esse cenário.

Uma instabilidade política entre qualquer dos países donos de arsenais atômicos poderia detonar uma guerra. Seriam necessárias cerca de 8 mil bombas, de 1 megaton cada, para gerar um inverno nuclear na Terra. E quem não morresse nas explosões veria o Sol ser coberto pela poeira do bombardeio.

Colisão Fatal

impact

Infelizmente não temos uma equipe de perfuração capaz de aprender astronáutica em tempo hábil como em Armageddon. Então se um asteroide com mais de 1 quilômetro de diâmetro estivesse em rota de colisão com a Terra, estaríamos perdidos.

O impacto levantaria tanta poeira que poderia tapar a luz do Sol durante anos. A falta de luz mataria, na sequência, plantas (que precisam dos raios solares para fazer a fotossíntese), animais (que comem vegetais) e seres humanos (que se alimentam de ambos).

Calor Extremo

Esse infelizmente é real (nós manauaras sabemos bem disso) e com chances altíssimas de se agravar. Como vimos em Mad Max, o calor excessivo acabou com os recursos naturais e gerou um crise sócio-política que resultou na situação vista nos filmes.

O processo para isso acontecer é simples. O calor derrete o gelo nos pólos, elevando o nível dos mares, que inundam as áreas litorâneas. As inundações e o aumento da temperatura farão com que a quantidade de terras férteis diminua. A situação se agrava com o crescimento populacional. A fome e a sede acabariam matando a galera.


Você já está estocando água, comida e roupas? Se ainda não começou, sugiro que o faça o quanto antes. Vai que um dos itens acima acontece amanhã.