“If I have seen further than others, it is by standing upon the shoulders of giants.”

Há 374 anos, no dia 4 de janeiro, nasceu o homem que mudou completamente a percepção que temos do nosso universo. Vindo ao mundo prematuramente na cidade de Lincolnshire, na Inglaterra, o jovem filho de fazendeiros, mostrou cedo o seu talento e aptidão para as ciências exatas. Com 20 anos formulou o teorema que desenvolve a série de potência de um binômio, hoje conhecido como Binômio de Newton, com 23 escreveu sobre séries infinitas, o embrião do Cálculo Diferencial e Integral. Sir Isaac Newton foi uma das mentes mais brilhantes que já existiu e vou mostrar a você algumas de suas maiores contribuições.


Mecânica Newtoniana 

newton cradle

Ensinada até hoje nas escolas (dá-lhe Física 1!), os conceitos de movimento e força definidos por Newton se aplicam a quase todos os fenômenos do universo, eles definem muito bem a dinâmica de um sistema conservativo ou não e as relações entre tempo, espaço e massa. Sendo não aplicáveis apenas em partículas muito pequenas e velocidades muito altas (próximas a velocidade da luz).

Newton também desenvolveu as equações que explicam todos estes conceitos e as suas mais famosas postulações: As três leis de Newton.

Os princípios de dinâmica desenvolvidos por Newton foram de fundamental importância para melhorar processos de construção de edifícios, pontes, dutos e etc. Os conceitos de movimento estipulados por ele são a base para qualquer projeto de engenharia automobilística ou aerospacial.

A lenda da maçã e a Gravitação Universal

Não há comprovação histórica de que, de fato, uma maçã tenha caído sobre a cabeça de Newton, há versões da lenda que contam que ele apenas viu a queda de uma maçã qualquer. O fato é que a observação desse fenômeno levou-o a se perguntar o que estaria puxando a maçã para baixo. Tempo depois ele chegou a conclusão de que era a Terra que puxava a fruta para si, mas ele foi além desse pensamento e sugeriu que os corpos se atraem, ou seja, não somente a Terra atrai a maçã, mas atrai todos os corpos do universo. E não é somente a Terra que atrai todos os corpos do universo, mas todos os corpos do universo que possui massa atraem outros corpos que também possuem massa. Assim Newton concluiu:

“Duas partículas se atraem com forças cuja intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que as separa”.

animated cartoons & comics threadless isaac newton randyotter

Este conceito de gravidade só foi contestado por Einstein em seus estudos da relatividade geral e específica, mais de 200 anos depois. Ainda assim, ele continua válido para quase todas as interações entre corpos no universo.

Luz, câmera e ação!

Outro tema que fascinava Newton era a Luz, ele gostava tanto desse assunto que em 1704 lançou um livro chamado Opticks, sobre seus experimentos, teorias e opiniões sobre cores, luz, fenômenos luminosos e coisas relacionadas. Até então, a ideia mais aceita sobre a luz era a dada por Descartes, que acreditava que a luz nada mais era que uma pressão no nervo ótico de nosso corpo.

Em 1665 Newton adquiriu um prisma, selou seu quarto, deixando apenas um pequeno furo por onde entrava a luz solar e fez a experiência do prisma que separava as cores do espectro, onde era possível ver todas as cores refratadas na parede do quarto. Newton mostrara, experimentalmente, que a luz era composta por esse espectro de cores. (Já vi isso em algum lugar)

Ele foi ainda mais além ao concluir, de maneira correta, que a cor de um objeto qualquer iria depender da faixa de cores que ele absorvia e a que refletia. Por exemplo, um objeto azul absorve todas as cores, exceto o azul, que é refletido, e assim notamos tal cor.


Newton se dedicava integralmente a todos os seus estudos, o que lhe causou alguns probleminhas. Enquanto ele fazia os estudos de óptica, por exemplo, chegou a enfiar uma agulha embaixo dos olhos só para verificar se a teoria cartesiana de que a luz era apenas uma pressão no nervo óptico estava correta. Para provar a ligação das cores com os olhos, Newton passou horas a fio olhando diretamente para o Sol, para depois olhar para um local escuro e ver os círculos de cores que se formavam quando ele piscava os olhos. Ele literalmente ficou cego e só conseguiu melhorar após ficar 3 dias em um quarto totalmente escuro.

Mesmo sendo famoso por suas contribuições acadêmicas, passou um bom tempo de sua vida estudando assuntos não tão científicos assim. Tentara obsessivamente transformar metais vis em preciosos. Uma análise de um cacho do cabelo de Newton na década de 1970 revelou a presença de mercúrio numa concentração quarenta vezes maior que o nível natural. Isso mesmo, Newton também era alquimista. Ele nunca abandonou sua fé, prova disso foi que passou a vida estudando a Bíblia para prever quando Jesus voltaria à Terra.

Mas talvez até mesmo estes estudos contribuíram para o surgimento de Principia, Opticks ou Arithmetica Universalis, suas maiores obras. Como afirma Michael White, autor da biografia Isaac Newton – O Último Feiticeiro. “Seu mergulho profundo nas experiências alquímicas e nas raízes da teologia pode ter influenciado seus pensamentos a respeito de uma visão mais ampla do Universo”.