Cine e Vídeo Tarumã exibe filmes em homenagem ao Dia da Mulher

Publicado em 8 de março de 2016 | Por Juçara Menezes | Cinema, Eventos, Manaus, Notícias

A semana da mulher está bem agitada em Manaus e a sétima arte não ficou imune a esta data tão importante. O Cine & Vídeo Tarumã apresenta três filmes sobre o tema e de nacionalidades distintas – Brasil, França e Reino Unido.

Em comemoração ao dia 08 de Março, vamos poder assistir (de graça), na Universidade Federal do Amazonas (Ufam), à películas que retratam histórias de mulheres fortes que lutam contra as injustiças sofridas, mostram suas dificuldades e os sofrimentos na conquista de direitos, da liberdade e do seu espaço político.

A programação será excepcionalmente iniciada hoje, dia 8 (é que normalmente começa na segunda), com o filme de 2015, de Sarah Gavron, As Sufragistas, sobre a luta das mulheres inglesas pelo direito ao voto e aos direitos legais que dele advêm. Se o próprio roteiro não te convenceu, avisamos que há, no elenco, Meryl Streep e Helena Bonham Carter.

No dia seguinte, quarta-feira (9), será exibido o documentário brasileiro ‘O Aborto dos Outros‘, o primeiro longa de Carla Gallo. O filme foi produzido com base em depoimentos de mulheres e profissionais da saúde de diferentes locais do Rio de Janeiro e São Paulo.

O documentário acompanha e investiga as diversas situações de aborto ocorridas nos hospitais públicos, previstos em lei ou autorizados judicialmente, e situações de abortos clandestinos. Mostra ainda os efeitos perversos da criminalização para as mulheres, apontando a necessidade da revisão da lei brasileira.

Para fechar a semana, na sexta-feira (11), o filme escolhido é outro documentário – Mulheres Heroínas -, dirigido pelo artista e fotógrafo francês JR, que retrata as mulheres que lhe impressionaram com as situações em que vivem nas áreas de conflito, nas áreas pobres e violentas do mundo.

O projeto Cine & Vídeo Tarumã tem suas sessões sempre às 12h30, no Auditório Rio Negro, do Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), localizado no setor Norte do Campus Universitário. As sessões são gratuitas e recebem apoio cultural da locadora de vídeos Take Vídeo Locadora.

Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários