Você sabe o que é a quebra da quarta parede?

Publicado em 27 de janeiro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Cinema

A quebra da quarta parede, de modo grosseiro, é nada mais que quando determinado personagem olha para a câmera e fala com o público. Isso se iniciou em apresentações teatrais. Vejamos: as apresentações são feitas como se estivessem dentro de uma caixa e existem duas paredes ao lado, a parede do fundo e a parede da frente que é onde o público se encontra. Ao falar com o público, os atores estão quebrando a quarta parede. Quando criança você deve lembrar que isso era bastante comum em desenhos animados e traziam certo tom de humor, podendo ser vistos também em Chaves

Selecionei alguns filmes e séries que usam do artifício da quebra da quarta parede.

Deadpool

deadpool1-gallery-image

Este personagem já é muito conhecido por quebrar a quarta parede nos quadrinhos, ele teve também um game solo no qual também trazia esse artifício, assim como em Marvel vs Capcom. Nos trailers do seu filme, que chega em fevereiro nos cinemas, podemos notar que não será diferente e teremos sim Deadpool falando com o público.


O Lobo de Wall Street

Wolf-of-Wall-Street1

DiCaprio como Jordan Belfort é uma das minhas atuações preferidas desse ator. Um filme bastante engraçado e que também possui a quebra da quarta parede. Duas cenas muito boas me vem a memória, a primeira é a em que ele explica sua rotina e todas as drogas que ele toma, e a segunda é quando ele explica o funcionamento da sua empresa, soltando uma frase “Was all this legal? Absolutely fucking no.” no final.


Mr. Robot

mrrobot_show_2560x1440

Não me canso de indicar essa série! Indicarei por anos e anos essa maravilha. Em Mr. Robot a quebra da quarta parede vem de forma mais prática. Em sua mente, o protagonista imagina o público como seu amigo imaginário, conversando diretamente com você, onde chega a explicar diversas coisas, chegando até um momento em que ele para com isso e depois de um tempo volta a falar dizendo algo do tipo “Há quanto tempo não falo com você, meu amigo imaginário”.


Curtindo a vida adoidado

1433542056-ferris-bueller

Esse é um clássico que sempre lembramos em listas como essa e não podemos deixar de fora. Ferris Bueller durante o filme inteiro nos mostra como devemos aproveitar a vida de vez em quando porque ela passa rápido demais e ensina como ter um dia de folga no melhor estilo.


House of Cards

house-of-cards

Como eu disse, a quebra da quarta parede é usada na maioria para situações engraçadas ou para dar um certo tom de humor, mas em House of Cards é um pouco diferente. A série inteira é bem séria e Frank Underwood conversa com a câmera diversas vezes de forma não enjoativa ao telespectador. Tenho duas partes preferidas, a primeira é no fim do primeiro episódio da segunda temporada no qual ele dá as boas vindas a quem voltou a assistir a série, e na terceira temporada existe um momento no qual Frank está com bastante raiva, olha para câmera e diz “O que você está olhando?”.


Annie Hall

Annie01

Esse é um dos melhores filmes de comédia e um dos meus preferidos, já inicia com a quebra da quarta parede e Woody Allen consegue usar isso bem demais e sempre de formas muito engraçadas. Lembro até de um episódio de Os Simpsons no qual o Bart quebra a quarta fazendo uma paródia de Woody Allen neste filme.

Screen-Shot-2013-02-12-at-9.20.25-PM-1024x574


The Big Short

MN - THE BIG SHORT

Mapingua Samantha invade o espaço pra falar: “Esse filme conta com um elenco ABSURDO (não tem outra palavra pra isso) e está concorrendo a melhor filme no Oscar. E realmente, é um ótimo filme. Já começa com a quebra da quarta parede, com a incrível transformação do Ryan Gosling de maravilhoso para… err… outra coisa. Como o filme é sobre o colapso econômico que aconteceu em meados de 2000, a linguagem é cheia de termos e nomenclaturas Wall Streetianas que nós, meros mortais, não conseguimos entender direito. Eu não entendi nada. E, prevendo que isso aconteceria, decidiram colocar celebridades no meio da história pra tentar explicar de modos diferentes. Se você é como eu e não procura saber nada sobre os filmes antes de assistir, eu respeito a sua vontade e não dou nomes aqui. Se você não é, por favor procura na internet, é contra meus princípios isso. Mas enfim, foi uma surpresa enorme! Tudo bem que não funcione muito bem pra todo mundo, né… eu só entendi alguma coisa quando a última celebridade apareceu e olhe lá. Mesmo assim, recomendo o filme e considero que usaram do atributo de quebra com maestria”.


Menção honrosa: Birdman

birdman-norton-keaton-ad-screen-xlarge

Nesse filme não temos a quebra da quarta parede, porém temos uma peça dentro do filme, e nessa apresentação um personagem quebra a quarta parede em um momento de improviso, no qual atira na própria cabeça.


Essa é a lista que fiz sobre a quebra da quarta parede. Consegue lembrar de algum filme, série, desenho, livro ou game que faz isso? Se sim deixa aí um comentário contando qual e o que faltou aqui nesse post, quem sabe rola outro com o que esqueci de por nesse.


Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários

  • Elvys da silva benayon

    Os gibis da mulher-hulk nos anos 90, com roteiros de John Byrne, tinham muita quebra da quarta parede (literalmente).

  • Elvys da silva benayon

    Os gibis da mulher-hulk nos anos 80/90, com roteiros de John Byrne, tinham muita quebra da quarta parede (literalmente).