Visita guiada gratuita vai revelar a história das praças do Centro de Manaus

Publicado em 24 de agosto de 2017 | Por Bruno Graça | Entretenimento, Lugares, Manaus

Você conhece mesmo o passado de Manaus? Sabe o motivo por que o Teatro Amazonas foi criado? Sabia que existia um avião na Praça da Saudade? E que Nossa Senhora Da Conceição da Praça do Congresso já teve três cores diferentes de 2000 até 2012? Você pode mais histórias sobre esses locais com o Projeto “Passeando pela História de Manaus: A Província do Amazonas”, que realiza visitas guiadas com manauaras e turistas por pontos da cidade.

Fotos: Praça da Saudade com o avião antigamente (fonte: Instituto Durango Duarte)

O Projeto é desenvolvido em conjunto pelas páginas “Manaus de Antigamente” e “História Inteligente”, e irá, no dia 3 (domingo), realizar um passeio para as praças do Centro. “Normalmente, o Projeto é realizado no aniversário de Manaus, mas esse passeio será um extra porque ainda não tivemos nenhum perto do Largo São Sebastião”, contou o historiador o Fábio Augusto, à frente da página História Inteligente. “Neste passeio vamos comemorar a Elevação do Amazonas à categoria de Província”, revelou.

Fotos: Três momentos da Praça do Congresso

O roteiro já foi traçado meses antes: Teatro Amazonas, seguindo para a Praça do Congresso, finalizando na Praça da Saudade; tudo será uma grande aula passeando. “Nós sempre decidimos meses antes, um roteiro e local de encontro. Como vamos todos andando, o passeio costuma ser curto, sendo que o mais distante que já fomos, foi entre dois bairros (Aparecida e São Raimundo)”, contou.

Como participar

A visita guiada se dará a partir das 9h, com concentração no Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião); não precisará pagar nada, é só se juntar ao grupo de pessoas que terá no dia. A previsão de término é 12h.

Sobre o projeto

O projeto iniciou em 2013 e de lá para cá vem visitando diversos pontos de Manaus, como São Jorge, Aparecida, São Raimundo, Praça D. Pedro II e a Santa Casa. “Mas este é um passeio extra; o passeio deste ano irá visitar possivelmente a Joaquim Nabuco, com previsão de acontecer no dia 23 de outubro, um dia antes do aniversário da cidade”, revelou Fábio Augusto, que também é um dos administradores do “Manaus de Antigamente”.

Fotos: Pré-montagem da cúpula do Teatro Amazonas e o que ele é hoje. (foto: Manaus de Antigamente)


SERVIÇO

Passeando pela História de Manaus: A Província do Amazonas
Data: dia 3 (domingo)
Local: Teatro Amazonas (Largo de São Sebastião)
Entrada: Gratuita
Roteiro: Teatro Amazonas, Praça do Congresso e Praça da Saudade
Horário: das 9h-12h
Público-alvo: aberto ao público
Informações: Facebook do evento, História Inteligente Facebook e Site; Manaus de Antigamente Facebook e Site


Sobre o Autor

é um jornalista, assessor e pau pra toda obra. Adora séries de investigações criminais e o canal Investigação Discovery. Curte: mangás, jogos em geral, Doctor Who, RPG, dinheiro, contar mentiras absurdas (?) e testar a paciência das pessoas. Revés: bipolar.

Comentários