Vida longa e próspera: Star Trek completa 50 anos hoje

Publicado em 8 de setembro de 2016 | Por Jonas Wesley | Cinema, Séries

A Enterprise e toda sua tripulação completam 50 anos este mês. A jornada dos personagens vestidos de azul, com orelhas pontudas e cabelo dos Beatles, explorando as galáxias numa nave espacial foi ao ar pela primeira vez em setembro de 1966.

Gene-Roddenberry_lCriado por um ex-aviador e policial Texano, o marco na cultura pop teve até agora ao longo de sua jornada 727 episódios em cinco encarnações de série de TV, doze longas-metragens e centenas de games, livros e quadrinhos que exploram derivados da franquia. Star Trek entrou para a história e ainda tem fôlego pra muito mais. O décimo terceiro filme da saga, “Star Trek; Sem Fronteiras”, acaba de sair e na mesma semana foi anunciado que um novo longa será produzido, ainda sem data de estréia, e ainda que David Semel vai dirigir um piloto para uma nova série, prevista para janeiro de 2017. A idéia é, como diria Spock, de uma “vida longa e prospera” para a criação de Roddenberry.


Algumas despedidas…

Here_s_how_Star_Trek_Beyond_pays_tribute_to_Leonard_Nimoy_and_Anton_Yelchin

E por falar em Spock, este ano tivemos a triste noticia de que o carismático ator Leonard Nimoy, o capitão Spock na série clássica, faleceu aos 83 anos. Nimoy lutava contra problemas pulmonares promovidos pelo cigarro mesmo após três décadas de ter largado o tabagismo. Em seus últimos dias, o ator assinava seus posts no Twitter com a frase “live long and prosper” (vida longa e próspera), uma das marcas do seu personagem. Outro integrante da tripulação que nos deixou cedo foi o ator Anton Yelchin, o ator que vivia Chekov nas telonas, faleceu aos 27 anos em um acidente.


…E um novo começo

st09cast

“Star Trek mostra um grupo de pessoas que se juntam para compartilhar experiências, como uma família. Além disso, a cada noite havia um desafio novo. Para um garoto, como eu era quando assisti à série original, era o máximo” – A frase é de  Justin Lin, diretor que comandou as filmagens de Star Trek Sem Fronteiras. Nascido em Taiwan o diretor tem 44 anos, o filme de Lin é o terceiro desde o lançamento do primeiro Reboot em 2009 com a direção de J.J Abrams.

“Eu sempre adorei Star Trek. Éramos uma família de proletários, e a série aparecia na TV. Em comparação, eu só fui ver os filmes de Star Wars quando lançaram em VHS. Star Wars me parecia uma coisa para privilegiados, havia aqueles bonecos que as pessoas compravam. Já Star Trek era para qualquer um”  – declarou Lin.

Interpretado por Zachary Quinto, Spock teve um rosto rejuvenescido; Kirk ganhou o rosto de Chris Pine; McCoy foi vivido por Karl Urban; Scotty, por Simon Pegg; Uhura, por Zoe Saldana; Chekov, por Anton Yelchin; e Sulu, por John Cho. O elenco de peso nos leva mais uma vez a desenvolver afeto pelos tripulantes da Interprise e até sonhar em participar da equipe.


A longa lista de longas

every-star-trek-movie-poster

Nos anos 70 a série clássica foi reprisada e até anunciaram uma possível renovação de temporada, infelizmente não renovaram temporadas, porém uma série de filmes com os mesmos integrantes da série clássica foram lançados.

  • 1979 Star Trek: The Motion Picture – Jornada nas Estrelas: O Filme
  • 1982 Star Trek II: The Wrath of Khan – Jornada nas Estrelas II: A Ira de Khan
  • 1984 Star Trek III: The Search for Spock – Jornada nas Estrelas III: À Procura de Spock
  • 1986 Star Trek IV: The Voyage Home – Jornada nas Estrelas IV: A Volta para a Terra
  • 1989 Star Trek V: The Final Frontier – Jornada nas Estrelas V: A Última Fronteira
  • 1991 Star Trek VI: The Undiscovered Country – Jornada nas Estrelas VI: A Terra Desconhecida

No ano de 1987 foi lançado o primeiro reboot da série clássica, intitulado “Star Trek – A Nova Geração”.  A série teve 7 temporadas com 178 episódios com cerca de 45 minutos cada. A partir do elenco da nova geração saíram mais quatro filmes, seriam eles:

  • 1994 Star Trek: Generations – Jornada nas Estrelas: A Nova Geração
  • 1996 Star Trek: First Contact – Jornada nas Estrelas: Primeiro Contato
  • 1998 Star Trek: Insurrection – Jornada nas Estrelas: Insurreição
  • 2002 Star Trek: Nemesis – Jornada nas Estrelas: Nêmesis

E por ultimo os lançamentos sob a direção de Abrams e Lin:

  • 2009   Star Trek
  • 2013   Star Trek: Into Darkness – Star Trek: Além da Escuridão
  • 2016    Star Trek: Beyond  – Star Trek: Sem Fronteiras

Sobre o Autor

Modelo de mão, acadêmico em jornalismo, aspirante a roteirista Hobbit Lord Sith, patrulheiro das galáxias lanterna verde e Cowboy fora da lei tudo isso reunido numa edição limitada de apenas 1,64 de altura.

Comentários