Viagem pelo Sistema Solar – Bosque da Ciência do INPA comemora aniversário com Planetário

Publicado em 21 de Março de 2016 | Por Thiago Henrik | Ciência, Eventos, Manaus, Notícias

Quem aí é fã da série Cosmos? Tanto a original com Carl Sagan quanto a nova com Neil deGrasse Tyson são responsáveis por educar e maravilhar as pessoas com a ciência. É fantástica a viagem que fazemos enquanto observamos de único átomo ao universo inteiro.

Parte dessa experiência vai poder ser vivida no evento “Uma Viagem pelo Sistema Solar”, realizado no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia em comemoração aos 21 anos do seu Bosque da Ciência. Feito em parceria com o Sesc-AM, ele contará com um planetário móvel, onde os visitantes farão uma viagem simulada pelo Sistema Solar.

A viagem iniciará a partir do planeta Terra, de onde será observado o céu durante o dia e à noite, passando pelas constelações e chegando a cada um dos oito planetas. Segundo o coordenador, César Marinho, em cada parada serão exploradas características como temperatura, gravidade, pressão atmosférica, clima, vegetação e possibilidades de vida. Além disso, o visitante fará observações, por meio de três simulações do céu do hemisfério sul. Nessas simulações, aprenderá a identificar o céu de cada estação do ano, além de aprender a se guiar pelas estrelas e conhecer melhor as constelações e suas lendas míticas, como as das constelações de Órion e Andrômeda.

Alunos e professores sentados enquanto uma projeção mostrando o céu aparece à sua volta.Foto: Fernanda Reis

A ação é uma iniciativa do Sesc Ciência, um projeto educacional que utiliza a Sala de Ciência para proporcionar aos alunos e professores uma visão renovada da ciência de forma lúdica e dinâmica. A bióloga Jessica Cunha, uma das responsáveis pela Sala de Ciências do Sesc-AM (e que já escreveu artigos aqui pro Mapingua Nerd), comemora a atividade: “a primeira experiência que eu tive com planetários foi durante o ensino fundamental, na década de 90, no planetário da UFRGS em Porto Alegre e eu nunca esqueci a emoção que foi assistir ao movimento das estrelas e aprender sobre as constelações. Hoje em dia, a tecnologia é muito maior e nos permite fazer uma viagem com detalhes ao nosso sistema solar, por isso aconselho a quem puder que não deixem de fazer essa visita ao planetário, pois é uma experiência única!”

As sessões no planetário começam nesta terça (22) e vão até dia 24 de março, no horário de funcionamento do bosque – das 9h às 12h e das 14h às 17h.  Cada sessão terá em média 20 minutos de duração com grupos de 15 a 30 pessoas.

A partir de abril o planetário funcionará apenas dois dias por mês: 6 e 20 de abril,  4 e 18 de maio e 01 e 15 de junho.

O Bosque da Ciência fica na avenida Otávio Cabral, s/nº, Petrópolis. O ingresso custa R$ 5, exceto para crianças até 10 e idosos a partir de 65 anos. Grupos escolares agendados têm entrada gratuita. Mais informações pelos telefones (92) 3643-3192/ 3312/ 3293.


Sobre o Autor

veste Capa-e-Espada despojado, seus ̶h̶o̶b̶b̶i̶t̶s̶ hobbies favoritos são: filmes massa-velho, histórias de fantasia e séries sobre paradas estranhas. Já alcançou o 7º sentido, destruiu o Um Anel na Montanha da Perdição, chegou ao último andar da Torre Negra, retirou a espada da pedra e perdeu muitos pontos para a Grifinória. Gosta mais de cachorro que de gente, Não abre mão do segundo café da manhã e costuma esquecer que o mundo não está em seus livros e mapas.
Instagram: @thiabolico

Comentários