Vem ser louco – Evento sobre saúde mental terá exibição de filme, arte, música e peça teatral

Publicado em 9 de outubro de 2016 | Por Samantha Carvalho | Eventos, Manaus

Suicídio é uma palavra forte. O desespero, a necessidade por ajuda e a impotência perante dificuldades é, muitas vezes, confundida com o “querer atenção”. Em casos extremos de pensamentos suicidas, não saber como tratar do assunto, ou não dar importância, pode ser o gatilho para um último suspiro. Portanto, na vontade de enaltecer a causa, dar visibilidade e promover informação e valorização, o mês de setembro incorpora o amarelo, cor que representa a luz no fim do túnel, e continua em outubro.


Um mês depois do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, chegamos ao Dia Mundial da Saúde Mental. Com apoio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da SUSAM, SEMSA, UNINORTE, UFAM, UNIP, Nilton Lins, ONG – Um Grito pela Vida, Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência (SAVVI), Centro de Valorização da Vida (CVV), entre outros, será realizado um evento no Largo São Sebastião contando com várias atrações, dentre elas: peça teatral, exposição artística, exibição de filme, pesquisa sobre saúde mental, confecção de faixa de apoio e roda de poesia e música.

MN - SETEMBRO AMARELO 3

Segundo a Organização Mundial da Saúde, existe a prevenção em 90% dos casos quando se há conscientização. É importante lembrar que não é qualquer pessoa que consegue ou que pode ajudar. Para isso, é necessário não só ouvir, mas saber como tratar do assunto. No dia será distribuído um panfleto com informações cedidas pelo CVV, uma entidade sem fins lucrativos e que atua gratuitamente na prevenção do suicídio desde 1962 (eles atendem até por Skype!), de onde uma das organizadoras do evento faz parte como voluntária.

Além de falar sobre prevenção do suicídio, o evento tem como tema principal a Saúde Mental. Mas, afinal, o que é ser mentalmente saudável? É simplesmente não ter alguma “doença”? De acordo com a Secretaria de Saúde, ter saúde mental é: estar bem consigo mesmo e com os outros; saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida; reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário. Com a hashtag #vemserlouco, o a organização convida todos ao evento!

Resumindo:
O quê: Dia Mundial da Saúde Mental
Onde: Largo São Sebastião
Quando: 10 de outubro, 16h     

Para mais informações, acesse a página do evento.                                                             

Foto destaque: Raquel Tannuri Santana 


Recomendação extra da que vos escreve: HQ “Fade Out – Suicídio Sem Dor”, do trio Beto Skubs, Rafael de Latorre e Marcelo Maiolo.


Sobre o Autor

Ex-jogadora de RPG no MSN onde sempre foi uma vampira industrial. Jogava CS na lan-house sob o nome Trinity_14 e nunca passava a manteiga em ninguém. Prefere coisas espaciais a coisas medievais, em exceção das roupas. Achou um abuso o Pottermore tê-la colocado na Lufa-Lufa quando sempre foi da Corvinal. Odiou o final de How I Met Your Mother e prefere Friends. Hashtag diferentona por default.

Comentários