Universitários de Manaus realizam filme sobre a depressão

Publicado em 15 de setembro de 2016 | Por Jonas Wesley | Cinema, Manaus

Este mês de setembro ficará marcado pelo movimento ‘Setembro Amarelo’, campanha em prol da conscientização sobre a doença da depressão e a prevenção a suicídios. Inspirados nesse momento, jovens amazonenses decidiram produzir um curta metragem que tem como temática um caso de depressão. No filme “Todas as Minhas Anotações”, Mateus, interpretado por Carlos Oliveira, sofre de um possível caso de depressão e Iza (Nathalya Brandão) tenta ajudar o irmão enquanto ele se isola cada vez mais. Os produtores do curta são estudantes de Publicidade e Propaganda do Uninorte.

“O vídeo surgiu de um trabalho interdisciplinar onde o tema seria livre. Em meio a nossas conversas a grande maioria optou pelo tema depressão. No começo não sabíamos ao certo o que falar dela. Eu, como iria ter que escrever o roteiro do curta, fiquei ainda meio indeciso do tema, por não saber na hora como iria expressá-lo em tela. Mas no decorrer do trabalho, e estudos, aos poucos todos do grupo foram entendo e se envolvendo mais”, revelou Andrew de Souza, responsável pelo roteiro e direção da produção.

Andrew declarou que disponibilizar o vídeo na Internet é uma forma de buscar conscientizar as pessoas sobre os riscos da depressão e o que ela pode acarretar, como o suicídio. “Espero que a gente possa ajudar as pessoas a criarem mais empatia pelo próximo, principalmente nesse mês de setembro contra o suicídio. Falar sobre o assunto depressão, que é um dos causadores [do suicídio], é muito importante pra nós. Claro que existem outros fatores, mas queremos participar de uma pequena parcela ajudando de alguma forma com o conteúdo do curta, principalmente os jovens e achamos que assim podemos atingi-los”

Os trabalhos foram concluídos em três semanas. O elenco conta com Carlos Oliveira e Nathalya Brandão, a produção por Beatriz Castro, Juliane Ribeiro, Marcelo Schorno e Nathalya Brandão.  Maronilson Gomes (câmera) e Beatriz Castro e Marcelo Schorno (som) Na edição e finalização do vídeo, o próprio Andrew. A fotografia do curta foi trabalhada por Lana Santos e as artes ficaram nas mãos de Maronilson Gomes e Nathalya Brandão. A maquiagem foi trabalhada por Beatriz Castro e a edição de som por Tharciso Yamane. Juliane Ribeiro, Lana Santos, Marcelo Schorno e Maronilson Gomes trabalharam também como operadores de Luz.


Sobre o Autor

Modelo de mão, acadêmico em jornalismo, aspirante a roteirista Hobbit Lord Sith, patrulheiro das galáxias lanterna verde e Cowboy fora da lei tudo isso reunido numa edição limitada de apenas 1,64 de altura.

Comentários