UEA firma parceria com o melhor instituto tecnológico do mundo

Publicado em 26 de janeiro de 2016 | Por Juçara Menezes | Ciência, Manaus, Notícias, Tecnologia

Essa é uma notícia que deixa qualquer fã de The Big Bang Theory muito feliz: a nossa Universidade do Estado do Amazonas (UEA) deu um salto de qualidade nerd, pra mim quase indescritível, quando firmou parceria com o Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), considerada pelo quarto ano consecutivo a melhor universidade do mundo (segundo o Times Higher Education World University Rankings) e a instituição de pesquisa com o maior número de prêmios Nobel do planeta.

Robert_A._Millikan_Memorial_Library_at_Caltech-mapingua-nerd

O acordo de cooperação técnica aconteceu na própria UEA e objetiva, entre outras coisas, ampliar as oportunidades de intercâmbio e pós-graduação em diversas áreas, como pesquisa, ensino, pós-graduação e a implantação de um novo laboratório de física na Universidade amazonense.

O reitor da UEA, Cleinaldo Costa, afirmou que, com esse convênio, teremos a oportunidade de ter grandes professores da área da Física mundial trabalhando aqui. “Vamos produzir ciência juntos com grandes pesquisadores e aprender com eles. É a abertura de um novo espaço na ciência brasileira e estamos inseridos nesse novo contexto”, disse.

Ainda de acordo com Costa, o objetivo também é, por meio da produção científica, o fortalecimento da indústria, além de promoção e criação de novos produtos e tecnologias que irão beneficiar não só o Amazonas, mas todo o Brasil, daí a construção de um laboratório de física de padrão mundial.

Fortalecimento de pesquisas

O coordenador do Digital Divide do Caltech, Harvey Newman, ressaltou que a parceria terá como base três pilares: ciência básica, inovação e excelência na educação e formação de pessoas. “Um dos pontos principais de um convênio não é simplesmente uma parceria de conhecimento e equipamentos para a região, mas também, e principalmente, fazer com que estudantes, cientistas e pesquisadores das duas instituições se envolvam e tenham essa relação de parceria visando desenvolvimento das duas regiões”, salientou.

Marco para o Amazonas (e mais aspas)

O coordenador do projeto de física experimental de altas energias da UEA, Alberto Santoro, ressalta que o Caltech é uma universidade onde grandes invenções foram criadas. “A parceria é um marco para a história do Estado. Esse intercâmbio de conhecimento científico vai promover a abertura de novas possibilidades para os jovens amazonenses e alunos da UEA de fazer estágio em uma instituição de referência mundial”, destacou.


Sobre o Autor

da Casa Menezes, a primeira de seu nome, Protetora do Norte e dos Nerds Oprimidos. Jornalista, mãe, esposa. Desde criança tem uma paixão nada secreta pelo Cebolinha. É vice-presidente do Conselho Jedi Amazonas. Líder Suprema (presidente) do fã-clube Lado Rio Negro. Com um amor incondicional de Darth Vader, sempre carrega um par de meias sujas na mochila para libertar elfos domésticos.

Comentários