Troca de livros, oficinas e bate-papo são destaques na Semana do Livro e da Biblioteca

Publicado em 20 de outubro de 2016 | Por Ayrton de Oliveira | Eventos, Literatura, Manaus

O Governo de Estado do Amazonas, por meio da Secretaria do Estado de Cultura, realiza nos dias 23 a 27 de outubro a Semana do Livro e Biblioteca. Na ocasião, durante essa semana, serão realizados diversos eventos, como visitação para conhecer a biblioteca, exposição de obras raras, atividades lúdicas e de incetivo à leitura e exibição de filmes nacionais.

As atividades, que iniciam na Biblioteca Pública no dia 23 de outubro, começam com a realização da Feira de Troca de Livros e Gibis. Das 9h às 13h, você pode ficar livre para trocar seus livros e quadrinhos por outros que estarão por lá. Esse evento é sempre um sucesso, vale a pena lembrar que livros didáticos não são aceitos e é sempre bom que os livros estejam em boa condição.

No dia 25 de outubro, às 10h, na Biblioteca e Memorial Mário Ypiranga, será realizada a Oficina de Pequenos Reparos em Livros. Ministrada pelo bibliotecário Jean Racene, os participantes da oficina poderão conhecer métodos para preservação de seus livros, além de aprender um pouco sobre noções básicas de restauro de livros. Para participar, basta enviar um email para bmym@culturamazonas.am.gov.br ou entrar em contato pelo número 2125-5328 e informar nome e um telefone para contato.

Já no dia 26 de outubro, às 10h, na Biblioteca Arthur Reis, acontece o Bate-Papo literário comandado pelos escritores da Lendari, Andrés Pascal, Jan Santos, Leila Plácido, Mário Bentes e o cartunista Luiz Andrade.

“Fico feliz em poder participar desse tipo de evento e bater um papo com leitores e fãs de literatura fantástica. Como escritor que tá entrando agora nesse mundo literário, é legal ter esse feedback, que acaba motivando a escrever sempre mais. Já tive esse experiência na Bienal do livro de SP. Mas conversar com quem fomenta a literatura no Amazonas é sempre especial.” – Conta Andrés Pascal.

E para encerrar, no dia 27 de outubro, às 10h, a escritora Marita Monteiro conta um pouco sobre a vida e obra de seu pai Mário Ypiranga na Biblioteca e Memorial Mário Ypiranga. Já às 16h acontece a roda de conversa “É Leviôsa, e não Leviosá” na Biblioteca Pública, que tem como temática literatura fantástica contemporânea. A temática será discutida baseada nos trabalhos de Dyan Winne Jones, Neil Gaiman, Isaac Asimov e André Vinco.

“Para um escritor em qualquer tempo da carreira é sempre muito especial estar em contato com leitores e trocar ideias e opiniões. Existe algo de mágico e maravilhoso nessa troca.  Estou super lisonjeada em poder participar da Semana do Livro e da Biblioteca a convite dos bibliotecários organizadores,  David e Bia, via SEC.  O evento em si é importante não apenas por levar o leitor a conhecer novas experiências literárias, mas por estimular novos leitores e por dar visibilidade a autores da Terra. Então, contamos com a presença de todos” – Conta Leila Palácio, palestrante que vai falar sobre a obra de Diana Wynne Jones.

Aproveitando o gancho, à convite da Biblioteca Pública, os autores da Lendari estarão lançando seus livros na semana seguinte, é o que diz Jan Santos: “A convite da Biblioteca Pública, estaremos promovendo o lançamento de nossos livros, que ocorrerá na semana seguinte (04/11), por meio de uma sessão de bate-papo com leitores e palestras ministradas durante a Semana da Biblioteca. O mais interessante dessa iniciativa é que poderemos falar sobre nosso trabalho em espaços culturais públicos, que grande parte da juventude manauara ainda não teve a chance de conhecer e desfrutar”.

Fica a dica para os fãs de leitura, que vão poder aproveitar muita coisa legal durante essa semana que está chegando.


SERVIÇO:

O que é: Semana do Livro e da Biblioteca.

Quando: 23 a 27 de outubro.

Onde: Biblioteca Pública, Biblioteca e Memorial Mário Ypiranga, e Biblioteca Arthur Reis.

Sobre o Autor

"Ele é um deus, ele é um homem, ele é um fantasma, ele é um guru." Apaixonado por filmes, costumo ser o Batman nas horas vagas e San Junipero até às 00:00. Sou fascinado por Doctor Who, e queria ter uma caixa azul maior por dentro. Fora isso, já falei que amo filmes?

Comentários